Eleições Municipais 2020: Mato Grosso disponibiliza curso sobre Registro de Candidaturas

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) acaba de disponibilizar no Portal Ensino a Distância da Escola Judiciária Eleitoral. Na sexta-feira (28/8), ocorreu o lançamento oficial do curso, que visa ofertar conhecimentos jurídicos (legislação aplicável) e operacional (Sistema CANDex) sobre o registro de candidaturas nas Eleições Municipais 2020.

👉🏼  ACESSE AQUI o curso gratuito de Registro de Candidaturas

Durante o lançamento do curso, o presidente do TRE-MT, desembargador Gilberto Giraldelli, explicou que o Registro de Candidaturas é uma das fases mais importantes do processo eleitoral e que a capacitação vem auxiliar, munir de informações aqueles que lidam diretamente com o tema, entre eles, representantes de partidos, de coligações, advogados eleitoralistas e servidores da Justiça Eleitoral.

“O registro de candidaturas é uma das importantes fases das eleições, pois é nesse momento que os partidos e as coligações solicitam à Justiça Eleitoral o registro das pessoas que concorrerão aos cargos eletivos. Para se ter consciência da importância, basta dizer que a finalidade das eleições está direcionada aos candidatos, pois os eleitores vão às urnas para escolher quais desses estarão aptos a exercer os mandatos eletivos. Entre os assuntos relevantes sobre a matéria, estão a quantidade de candidatos que podem ser registrados por cada partido, a possibilidade de os partidos indicarem pessoas para as vagas remanescentes não preenchidas dentro do prazo, a maneira de se proceder diante da necessidade de substituições de candidatos e o percentual mínimo de vagas reservadas para cada sexo.”

Como em todas as fases do processo eleitoral, o Registro de Candidaturas também está sujeito a prazos, portanto, tem período certo para iniciar e para terminar. O prazo começa a partir do dia em que o partido realiza a convenção partidária e que este ano está permitida de 31 de agosto a 16 de setembro. O prazo final para requerer o registro é 26 de setembro.

O curso tem  carga horária de 40 horas-aula e permanecerá disponível por prazo indeterminado. O conteúdo abordado abrange no Módulo I – Fundamentação Jurídica: Noções Básicas do Processo, Identificação dos Candidatos e Processamento do Pedido de Registro e Módulo II – Registro de Candidaturas: Sistema CANDex, Organização dos Trabalhos; Elaboração a Ata de Convenção dos Partidos; Elaboração dos Pedidos de Registro de Candidaturas; Envio/Entrega dos Registros e Recursos Técnicos.

A administração do curso, o controle de frequência dos inscritos e a emissão de certificados ficará a cargo da Escola Judiciária Eleitoral (EJE-MT). Além de permanecer no Portal da EJE-MT, o curso será disponibilizado para compartilhamento com outros TREs/EJEs. “Existe um grande trabalho de colaboração entre as Escolas Judiciárias de todos os Tribunais, com o intuito de agilizar a criação e disponibilização de diversos cursos”, ressaltou o diretor da EJE-MT e juiz membro, Bruno D”Oliveira Marques.

Criação do curso

Para o desenvolvimento do curso, foi instituído um Grupo de Trabalho de Registro de Candidaturas (GTCAND) constituído por representantes das secretarias Judiciária e de Tecnologia da Informação e de alguns servidores que atuam em cartórios eleitorais.

O curso foi concebido, projetado e produzido pelo chefe da Seção de Análise Técnico Processual da Secretaria Judiciária, Nilson Fernando Gomes Bezerra, que utilizou como base o material produzido pelo Tribunal Superior Eleitoral e pelo Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais. O servidor da Secretaria de Tecnologia e Informação, Jorge Yoshiro Kimura, participou do projeto gráfico e da edição de vídeos. Atuaram na revisão do conteúdo os servidores Maria Silvia Sorano Mazzo Zugaibe, Tiago Lima Magalhães da Cunha e Valdiney Rondon Maidana Gomes.

Fonte: TRE-MT

Fonte Oficial: https://www.cnj.jus.br/eleicoes-municipais-2020-mato-grosso-disponibiliza-curso-sobre-registro-de-candidaturas/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=eleicoes-municipais-2020-mato-grosso-disponibiliza-curso-sobre-registro-de-candidaturas.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Justiça do Trabalho da 15ª Região promove esforços concentrados pela conciliação

Aderindo ao Mês Nacional de Conciliação, promovido pela Justiça do Trabalho, e à Semana Nacional …