Projetos do Tribunal paulista promovem conciliação com iniciativa privada e pública

Com o intuito de promover a cultura da conciliação e da desjudicialização, o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) criou projetos para incentivar a iniciativa privada e o Poder Público a se valerem dos métodos autocompositivos, como a mediação e conciliação. No “Programa Empresa Amiga da Justiça e Parceiro Institucional do Programa Empresa Amiga” os participantes se comprometem a implantar políticas institucionais que visem à melhoria da comunicação com seus clientes e a desenvolver projetos para aumentar a quantidade de acordos judiciais e extrajudiciais. É uma política pública judiciária orientada a estabelecer uma nova forma de o TJSP se relacionar com o setor privado.

O número de processos distribuídos envolvendo a empresa é monitorado, assim como as ações adotadas pelo parceiro para estimular a autocomposição. Já sindicatos, associações comerciais, entidades de classes e outras instituições podem firmar parcerias para atuar no programa indicando empresas ou grupos com os quais tenha interação corporativa; divulgando a autocomposição por meio de campanhas ou eventos; ou, ainda, fomentando estudos de pesquisa relacionados à pacificação de conflitos consumeristas. Os parceiros recebem a certificação “Parceira do Programa Empresa Amiga da Justiça” – um selo estilizado que pode ser usado em campanhas publicitárias, informes aos acionistas e publicações das empresas. Confira aqui as empresas participantes e mais informações.

Já o “Programa Município Amigo da Justiça” objetiva incentivar a utilização da mediação e conciliação entre as prefeituras e os cidadãos. Para participar do programa, a prefeitura escolhe aderir voluntariamente, por subscrição de um Termo de Compromisso Público que contém, entre outros elementos, a concordância expressa com os termos do programa, além de prazos e metodologias para cumprimento do que foi pactuado. Participam da iniciativa as prefeituras de Araras, Cajobi, Caraguatatuba, Louveira, Marília, Osasco, São Paulo, Vera Cruz e Vinhedo.

Para ser um município ou empresa amiga da Justiça o interessado deve entrar em contato com o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do TJSP, pelos e-mails empresaamiga@tjsp.jus.br ou municipioamigo@tjsp.jus.br.

Fonte: TJSP

Fonte Oficial: https://www.cnj.jus.br/projetos-do-tribunal-paulista-promovem-conciliacao-na-iniciativa-privada-e-no-poder-publico/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=projetos-do-tribunal-paulista-promovem-conciliacao-na-iniciativa-privada-e-no-poder-publico.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Projeto no Espírito Santo ouve necessidades e esclarece direitos de pessoas presas

Durante o período de distanciamento social, a Vara de Execuções Penais de Vila Velha (ES) …