Começam inscrições para advogados em curso online de conciliação

O curso online para formação de advogados como mediadores e conciliadores começa em 14 de setembro. O treinamento é fruto de parceria firmada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB) em junho deste ano. Inicialmente, as vagas são direcionadas a advogados com inscrição ativa na OAB Secionais São Paulo e Pernambuco.

Desde 2006, quando o CNJ criou o Movimento pela Conciliação, milhões de conflitos foram solucionados por meio de acordo. Ao longo dos anos, uma das ações mais pontuais desenvolvidas para ampliar essa política foi o investimento na formação de magistrados, servidores e colaboradores da Justiça. Apesar dos avanços, a superação da cultura do litígio e a instituição da cultura da pacificação ainda precisa superar alguns obstáculos e envolver outros atores do Sistema de Justiça.

A capacitação para advogados, que terá 40 horas aula, será coordenada pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Marco Aurélio Gastaldi Buzzi e pela juíza Valeria Ferioli Lagrasta. Cada turma terá 50 alunos, com aulas a distância. O treinamento pretende desenvolver capacidades práticas, a partir de material de apoio, como vídeos, apostilas, jogos, fóruns e textos reflexivos. A formação inclui ainda um estágio supervisionado, etapa essencialmente prática a ser viabilizada após a formação teórica pelos tribunais.

O conteúdo será distribuído em cinco unidades: Acesso à Justiça: A Política Judiciária Nacional de Tratamento Adequado de Conflitos e sua Estruturação; Teoria do Conflito, Formas e Métodos de Tratamento dos Conflitos; As competências comunicacionais do Mediador e do Conciliador; Etapas da Mediação e Técnicas Associadas e O Advogado no Contexto dos Métodos Consensuais de Solução de Conflitos.

Ao final do curso, o aluno será capaz de empregar adequadamente métodos consensuais de solução de conflitos, em especial a conciliação e a mediação, tanto no âmbito judicial quanto no extrajudicial, seja como conciliador/mediador, seja na prática da advocacia, acompanhando os clientes nas sessões processuais ou pré-processuais.

As inscrições podem ser feitas aqui.

Agência CNJ de Notícias

Fonte Oficial: https://www.cnj.jus.br/comecam-inscricoes-para-advogados-em-curso-online-de-conciliacao/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=comecam-inscricoes-para-advogados-em-curso-online-de-conciliacao.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Projeto no Espírito Santo ouve necessidades e esclarece direitos de pessoas presas

Durante o período de distanciamento social, a Vara de Execuções Penais de Vila Velha (ES) …