MG: Perícias sociais e médicas presenciais são retomadas pelo Juizado Especial Federal

A Central de Perícias dos Juizados Especiais Federais retomou, no dia 12 de agosto, as perícias sociais e médicas presenciais, em um dos imóveis da Justiça Federal de Minas Gerais – uma casa localizada no Bairro Gutierrez, na Rua Estácio de Sá, nº 30. A retomada das atividades presenciais da Central foi necessária porque se encontravam pendentes mais de 300 perícias sociais e mais de 3,5 mil perícias médicas, em virtude de paralisação temporária dos serviços pela pandemia da Covid-19. O primeiro dia do reinício teve o registro de 12 perícias.

As perícias são um dos meios de prova técnica que auxiliam à prestação jurisdicional. Agora, os processos que dependiam dessa prova terão tramitação mais célere. A diretora do Núcleo de Apoio à Coordenação dos Juizados Especiais Federais (NUCOD), Veridiane Santos Muzzi, explica que as perícias médicas estão sendo feitas em quatro consultórios na casa e também em alguns consultórios externos dos próprios médicos, dependendo da especialidade – como oftalmologia, por exemplo. As perícias sociais são feitas nas residências dos jurisdicionados, justamente para aferição da condição de hipossuficiência.

Há previsão de que sejam realizadas, até o fim do mês de agosto, cerca de 300 perícias sociais e 700 perícias médicas. Em todos os procedimentos, peritos profissionais utilizam os EPIs (equipamentos de proteção individual) e seguem todos os protocolos de segurança estabelecidos pela Portaria NUCOD nº 10334233, em conformidade com a Resolução Presi nº 10762107 e Relatório Técnico do Comitê de Retomada das Atividades Presencias Pós-Crise Covid-19.

Na avaliação do Coordenador dos Juizados Especiais Federais, juiz federal Klaus Kuschel, “a retomada das perícias presenciais demonstra a preocupação e o respeito da Justiça Federal com o jurisdicionado, devido ao caráter alimentar das ações previdenciárias onde essas se mostram, por vezes, essenciais para sua solução. É a Justiça Federal ciente e sempre assumindo seu papel constitucional perante a sociedade brasileira”.

Fonte: SJMG/TRF1

Fonte Oficial: https://www.cnj.jus.br/mg-pericias-sociais-e-medicas-presenciais-sao-retomadas-pelo-juizado-especial-federal/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=mg-pericias-sociais-e-medicas-presenciais-sao-retomadas-pelo-juizado-especial-federal.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Tribunal de Minas Gerais divulga retorno das atividades presenciais em novas comarcas

A retomada das atividades presenciais no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) alcança 38 …