Escola Judiciária disponibiliza tutorial sobre Módulo Externo de Sistema de Candidatura

Com objetivo de orientar os partidos políticos ao uso do Sistema de Candidaturas (Candex) para o envio, ao Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP), de requerimentos dos registros de candidaturas aos cargos de vereadores e prefeito nas eleições municipais 2020, a Escola Judiciária Eleitoral (EJE) disponibilizou um tutorial desenvolvido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) e compartilhado para todo o país.

O Candex é o sistema pelo qual são enviados à Justiça Eleitoral a ata da convenção partidária e os pedidos de registro de candidaturas. O uso do Candex é obrigatório para a realização de todos os tipos de pedido: coletivo, individual, vaga remanescente, substituição e Demonstrativo de Regularidade dos Atos Partidários (DRAP) sem candidato (Res.-TSE nº 23.609/2019, art. 19, § 1º).

A segurança do processo de registro de candidaturas foi incrementada a partir de 2020, com a obrigatoriedade do uso de chave de acesso para o preenchimento da ata de convenção, do DRAP e dos pedidos de registro realizados pelos partidos e coligações. O preenchimento do Requerimento de Registro de Candidatura Individual RRCI, apresentado diretamente pelo candidato escolhido em convenção que não teve seu registro apresentado pelo partido, dispensa a utilização da chave.

Novidades do CANDEX

Agora é possível ter acesso ao sistema com a utilização da “Chave de transmissão”, obtida pelos partidos no Sistema de Gerenciamento de Informações Partidárias – Módulo Externo (SGIPEX). Há a possibilidade também de transmissão pela internet da ata da convenção dos partidos políticos e também do pedido de registro completo com os dados biográficos, documentos e foto dos candidatos.

No caso de impossibilidade de transmissão pela internet, o Candex ainda possibilita a geração de arquivo para entrega física no cartório eleitoral. O Candex também funcionará como livro ata da convenção virtual, registrando-se diretamente no sistema as informações relativas à ata e à lista dos presentes, conforme o disposto na recente Resolução TSE nº 23.623/2020.

acesso ao material, que está disponível no ambiente da Escola Judiciária Eleitoral do Rio Grande do Sul (EJERS), é por meio do endereço https://ava.tre-rs.jus.br/ejers/course/view.php?id=145. Não é necessário realizar cadastro e o tutorial está adaptável para leitura, tanto em computadores quanto em tablets e celulares.

Fonte: TRE-AP

Fonte Oficial: https://www.cnj.jus.br/escola-judiciaria-disponibiliza-tutorial-sobre-modulo-externo-de-sistema-de-candidatura/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=escola-judiciaria-disponibiliza-tutorial-sobre-modulo-externo-de-sistema-de-candidatura.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Justiça do Trabalho da 15ª Região promove esforços concentrados pela conciliação

Aderindo ao Mês Nacional de Conciliação, promovido pela Justiça do Trabalho, e à Semana Nacional …