Ministros Mauro Campbell e Raul Araújo assumem vagas no TSE – STJ

​Em cerimônia virtual realizada nesta terça-feira (1º), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) empossou como membros efetivo e substituto, respectivamente, os ministros Mauro Campbell Marques e Raul Araújo, designados pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).

A solenidade de posse foi conduzida pelo presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, e contou com a participação do presidente Jair Bolsonaro, dos presidentes do Senado, Davi Alcolumbre, e da Câmara, Rodrigo Maia, de ministros do STJ e outras autoridades.

O presidente do STJ, ministro Humberto Martins, parabenizou os dois colegas e enalteceu sua atuação na consolidação de um Poder Judiciário forte, célere e eficiente.

“Os ministros Mauro Campbell Marques e Raul Araújo vão abrilhantar o trabalho da mais alta corte da Justiça Eleitoral no comando das eleições municipais deste ano. O TSE é referência internacional quanto à lisura, segurança e presteza na organização e apuração dos pleitos eleitorais”, destacou o presidente do STJ.

Per​​​fis

Mauro Campbell Marques já era membro substituto do TSE desde 2018; agora, assumiu a vaga do ministro Og Fernandes em razão do término de seu biênio, em agosto. Campbell é ministro do STJ desde junho de 2008. Atualmente, integra a Corte Especial, a Primeira Seção e a Segunda Turma.

Natural de Manaus, Mauro Campbell se formou em direito pelo Centro Universitário Metodista Bennett (Unibennett) em 1985, tendo sido promotor e procurador de Justiça no estado, onde ocupou por três vezes o cargo de procurador-geral de Justiça.

Raul Araújo, que entrou na vaga de ministro substituto deixada por Campbell, participará das sessões do TSE quando for preciso cobrir a ausência de outro representante do STJ.

Nascido em Fortaleza, Raul Araújo construiu sua carreira acadêmica na Universidade Federal do Ceará (UFC). Ele é ministro do STJ há dez anos, onde atua na Corte Especial, na Segunda Seção e na Quarta Turma. Antes, exerceu os cargos de promotor de Justiça, procurador do Estado do Ceará e desembargador do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE).

Comp​​osição

O TSE é formado por sete ministros. Três são do Supremo Tribunal Federal (STF), um dos quais é o presidente da corte. Conforme o artigo 119 da Constituição Federal, o TSE tem em sua composição dois ministros do STJ. Cabe ao TSE selecionar o corregedor eleitoral entre os ministros escolhidos pelo STJ. Completam o tribunal dois advogados, nomeados pelo presidente da República a partir de uma lista fornecida pelo STF.

Fonte Oficial: http://feedproxy.google.com/~r/STJNoticias/~3/-1uKF4a4Vtc/01092020-Ministros-Mauro-Campbell-e-Raul-Araujo-assumem-vagas-no-TSE.aspx.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Presidente do STJ entrega novas instalações à assessoria internacional – STJ

​​Uma das prioridades da nova gestão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), a cooperação internacional …