Obra reúne artigos sobre a LGPD; lançamento é nesta quarta-feira (2), com webinário – STJ

​A internet e as tecnologias digitais trouxeram novos desafios para o mundo jurídico. A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), um dos instrumentos mais importantes nessa área, é o tema do livro que será lançado nesta quarta-feira (2), em evento a ser transmitido pelo canal do Conjur no YouTube a partir das 10h.

Lei Geral de Proteção de Dados (Lei 13.709 /2018) – A caminho da efetividade: contribuições para a implementação da LGPD foi coordenado pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Villas Bôas Cueva; por Danilo Doneda, doutor em direito público e professor do Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP); e por Laura Schertel Mendes, doutora em direito e professora da Universidade de Brasília (UnB) e do IDP. Os três participarão do lançamento virtual.

O livro reúne artigos de 18 especialistas na área. Além do ministro Villas Bôas Cueva e dos outros coordenadores, participaram da obra, entre outros, a chefe de gabinete da Secretaria Nacional do Consumidor (do Ministério da Justiça), Isabela Maiolino, e o diretor executivo para assuntos jurídicos da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Antônio Carlos de Toledo Negrão. O volume foi publicado pela editora Revista dos Tribunais e foca na prática jurídica e nos possíveis cenários de aplicação da LGPD.

Webinári​​o

O lançamento será acompanhado de um webinário sobre as principais questões discutidas nos artigos. A partir das 10h, será proferida pelo YouTube a palestra “Caminhos para a efetividade: a proteção de dados e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD)”. Das 11h15 às 12h ocorre a palestra “Como concretizar o direito fundamental à proteção?”. Os autores Tércio Sampaio Ferraz Jr., Veridiana Alimonti, Miriam Wiemmer e Ingo Sarlet participarão do evento, que poderá ser acompanhado pelo Zoom ou pelo YouTube.

O webinário continuará na quinta-feira (3), às 10h, com a palestra “A proteção de dados pela tecnologia: anonimização, privacy by design e garantias antidiscriminação”, com a participação de Marcela Mattiuzzo, Lulciano Timm, Daniel Arbix e Sério Paulo Gallindo. O evento estará acessível pelo Zoom e também poderá visto no YouTube.

A última palestra começa às 11h15, com o tema “Aplicação nas estruturas de mercado: regulação e accountability“, tendo como participantes Yasodara Cordova, Bruno Bioni, Andreia Saad e Antônio Carlos Negrão. O debate poderá ser visto pelo Zoom e pelo YouTube.

Fonte Oficial: http://feedproxy.google.com/~r/STJNoticias/~3/vE5epaTEjrM/01092020-Obra-reune-artigos-sobre-a-LGPD–lancamento-e-nesta-quarta-feira–2—com-webinario.aspx.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Ministra extingue ação penal contra homem que tentou furtar peça de bacalhau – STJ

​​Em razão do transcurso do prazo prescricional de três anos estabelecido pelo artigo 109, inciso …