Ministro Luis Felipe Salomão é eleito corregedor-geral da Justiça Eleitoral — Tribunal Superior Eleitoral

O Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) elegeu, na sessão administrativa desta terça-feira (1º), o ministro Luis Felipe Salomão para o cargo de corregedor-geral da Justiça Eleitoral (JE). Ele sucederá o ministro Og Fernandes, que deixou o TSE devido ao término de seu biênio como membro efetivo da Corte.

Salomão comandará a Corregedoria-Geral Eleitoral (CGE) durante as eleições deste ano. O mandato irá até 29 de outubro de 2021, quando deixa de ser integrante efetivo do TSE.

Na eleição desta terça, o ministro Salomão recebeu 6 dos 7 votos dados pelos integrantes do Plenário da Corte. É costume nas eleições para tribunais superiores que o ministro indicado para o cargo na linha de sucessão não vote em si mesmo.

Após sua eleição, o ministro agradeceu aos demais colegas pela confiança nele depositada e se colocou à disposição para, junto com a Corte e os servidores, realizar as Eleições Municipais de 2020.

O presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, destacou que “todos se sentem ainda mais seguros por ter o ministro [Salomão] como corregedor neste pleito”.

O cargo

O cargo de corregedor-geral da JE é exercido por magistrado eleito pelo TSE entre os ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que compõem a Corte Eleitoral como membros titulares, de acordo com o parágrafo único do artigo 119 da Constituição Federal.

IC/LC

Fonte Oficial: http://www.tse.jus.br/imprensa/noticias-tse/2020/Setembro/ministro-luis-felipe-salomao-e-eleito-corregedor-geral-da-justica-eleitoral.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Prazo para convenções partidárias termina nesta quarta-feira (16) — Tribunal Superior Eleitoral

Termina nesta quarta-feira (16) o prazo da realização das convenções partidárias para deliberar sobre coligações …