Tribunal Regional Eleitoral do Paraná ultrapassa os 60 mil mesários voluntários

Na segunda-feira (31/8), o Paraná ultrapassou a marca de 60,1 mil mesários inscritos como voluntários para trabalhar nas próximas eleições municipais. A conquista foi resultado de um esforço coletivo de magistrados, servidores, profissionais de imprensa, universidades e dos próprios mesários, que incentivaram a participação de novos voluntários. As inscrições ainda estão abertas e podem ser feitas pelo site do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) e pelo aplicativo e-Título.

Para viabilizar o exercício do voto dos 8,1 milhões de eleitores aptos a participar do pleito no Paraná, que irão às urnas de 7h as 17h no primeiro turno marcado para 15 de novembro e, onde for necessário, no segundo turno, marcado para 29 de novembro, são necessários cerca de 88 mil mesários. Para incentivar a adesão dos mesários, a Justiça Eleitoral lançou uma campanha nacional em rádio e TV protagonizada pelo médico Dráuzio Varella.

No Paraná, o TRE-PR está utilizando depoimentos reais de mesários nas redes sociais para motivar novas adesões. Autoridades e porta-vozes estão constantemente concedendo entrevistas para veículos de imprensa para conclamar a população a dar a sua contribuição para a democracia do país.

O número de mesários voluntários registrado até agora em 2020 no Paraná representa mais que o dobro de voluntários nas eleições de 2018 – que não chegou a 20 mil habilitados – e supera também as últimas eleições municipais, em 2016 – que contabilizou 15 mil voluntários. Por ser um ano eleitoral atípico, devido à pandemia de Covid-19, a Justiça Eleitoral está seguindo as orientações sanitárias e realizando um trabalho especialmente voltado à segurança nas seções eleitorais.

Clique aqui e faça sua inscrição como voluntário

Vantagens

Todos os eleitores que se voluntariarem ou forem convocados terão direito a algumas vantagens, previstas na legislação eleitoral, como o direito a dois dias de folga por dia trabalhado nas eleições (incluindo o do treinamento), fruição de horas extracurriculares na universidade, vantagem de desempate em concurso público, quando previsto em edital, isenção no pagamento de taxas em concursos públicos estaduais e auxílio alimentação nos dias de votação.

Saiba mais sobre os benefícios

Os estudantes das universidades parceiras do Projeto Universidade Amiga da Justiça Eleitoral, lançado pelo TRE-PR para as Eleições 2020, poderão receber até 60 horas extracurriculares.

Acesse o formulário de inscrição para universidades

Convocações

A convocação de mesários iniciou-se no dia 18 de agosto. Todo eleitor acima de 18 anos e em situação regular com a Justiça Eleitoral poderá ser convocado para atuar como mesário em seu município, preferencialmente no local e seção eleitoral em que vota. Neste ano, pela primeira vez, a capacitação de mesários será realizada à distância e de forma totalmente virtual, tendo início neste mês de setembro.

Saiba como ocorrem as convocações

Fonte: TRE-PR

Fonte Oficial: https://www.cnj.jus.br/tribunal-regional-eleitoral-do-parana-ultrapassa-os-60-mil-mesarios-voluntarios/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=tribunal-regional-eleitoral-do-parana-ultrapassa-os-60-mil-mesarios-voluntarios.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Justiça do Trabalho da 15ª Região promove esforços concentrados pela conciliação

Aderindo ao Mês Nacional de Conciliação, promovido pela Justiça do Trabalho, e à Semana Nacional …