Ministro Humberto Martins empossa ministro Og Fernandes na Enfam e entrega ampliação da sede da escola – STJ

​O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Humberto Martins, empossou nesta quinta-feira (3) o ministro Og Fernandes no cargo de diretor-geral da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam).

Na primeira semana como presidente do tribunal, o ministro Humberto Martins entregou à escola um espaço adicional que, anteriormente, era destinado a algumas atividades do Conselho da Justiça Federal (CJF) – o que representa a ampliação da área total da Enfam em 40%.

Além disso, o ministro disponibilizou para a Enfam, no mesmo espaço, o apoio da Assessoria de Segurança Institucional e Transporte e do Setor de Saúde e Bem-Estar do CJF.

A posse administrativa foi realizada nesta quinta-feira para garantir a continuidade da gestão. A posse solene ocorrerá em momento oportuno. O ministro Humberto Martins elogiou a gestão do ex-diretor-geral, ministro Herman Benjamin, e disse que a formação dos magistrados segue em boas mãos com o ministro Og Fernandes.

Para o presidente do STJ, a carreira do novo diretor-geral demonstra o acerto de sua escolha para exercer a função. “Neste momento, os cidadãos clamam, mais do que nunca, pela atuação rápida e firme do Poder Judiciário na tutela de seus direitos mais fundamentais”, afirmou o ministro Martins ao comentar o papel da escola na preparação de magistrados competentes e comprometidos com a justiça.

Volta para ​​casa

No discurso de despedida, o ministro Herman Benjamin disse estar tranquilo com a sucessão, sobretudo porque o ministro Og Fernandes “retorna para a sua casa” – alusão à sua passagem como vice-diretor da escola em 2017 e ao seu interesse pela formação da magistratura.

Ele destacou conquistas da Enfam nos últimos dois anos, como a criação de um mestrado profissionalizante para a magistratura, o primeiro curso do tipo no mundo.

“Bom governante é aquele que constrói escolas, esse é o grande administrador”, comentou o ministro Herman Benjamin, referindo-se ao empenho do ministro Martins para a ampliação da sede da Enfam.

Ponto a​lto

O ministro Og Fernandes declarou que assumir a gestão da Enfam é o ponto mais importante na sua carreira de juiz. “Trabalhar com a formação e a educação da magistratura é administrar uma sede por justiça que vai do Amazonas ao Rio Grande do Sul. Nenhuma outra função me honraria mais”, comentou.

Ele prometeu muito esforço para o aprimoramento das atividades da escola e agradeceu ao ministro Humberto Martins por viabilizar em tão pouco tempo a ampliação da sede da Enfam, que vai favorecer a realização de cursos, seminários e outras atividades no local.

Antes da posse administrativa, os ministros visitaram o novo espaço – viabilizado sem custo adicional – e conversaram com técnicos para a adaptação do local às necessidades da Enfam. Uma das preocupações manifestadas pelo ministro Og Fernandes foi com a acessibilidade, tendo em vista os eventos que serão realizados.

O novo diretor-geral da Enfam lembrou a comparação entre magistratura e educação feita pelo ministro da suprema corte mexicana Juan Díaz Romero: “Ele dizia que essas atividades são semelhantes porque educam a população. Se a magistratura não dá o exemplo, dificilmente a sociedade segue o caminho correto”.

Leia a íntegra do discurso do presidente do STJ.

Fonte Oficial: http://feedproxy.google.com/~r/STJNoticias/~3/l-JqzDFNx94/03092020-Ministro-Humberto-Martins-empossa-ministro-Og-Fernandes-na-Enfam-e-entrega-ampliacao-da-sede-da-escola.aspx.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Manual do STJ sobre pesquisa de preços é destaque em publicação do TCU – STJ

Manual do STJ sobre pesquisa de preços é destaque em publicação do TCU Fonte Oficial: …