Ministro Luis Felipe Salomão é eleito corregedor-geral da Justiça Eleitoral

O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Luis Felipe Salomão foi eleito na terça-feira (1/9), por unanimidade, corregedor-geral da Justiça Eleitoral. Ele substitui o ministro Og Fernandes, que deixa o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) após o fim do seu mandato.​​​​​

Salomão tomou posse como membro efetivo do TSE em outubro de 2019. Ele comandará a corregedoria-geral eleitoral durante as eleições municipais deste ano e fica no cargo até outubro de 2021. O magistrado agradeceu aos demais colegas pela confiança e disse que estará empenhado em realizar as eleições municipais de novembro deste ano com sucesso.

Cabe ao corregedor-geral da Justiça Eleitoral a fiscalização da regularidade dos serviços eleitorais em todo o país e a orientação de procedimentos e rotinas a serem observados pelas corregedorias eleitorais em cada unidade da Federação e pelos cartórios eleitorais.

Luis Felipe Salomão é natural de Salvador e formado em direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ele foi promotor de Justiça de São Paulo, juiz da 2ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro e desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ).

Salomão tomou posse no STJ em 2008. Atualmente, integra a Corte Especial, a Segunda Seção e a Quarta Turma do tribunal. É professor honoris causa da Escola Superior da Advocacia do Rio de Janeiro e doutor honoris causa em ciências sociais e humanas pela Universidade Cândido Mendes.

TSE

O TSE é formado por sete ministros. Três são do Supremo Tribunal Federal, sendo um deles o presidente da corte. Conforme o artigo 119 da Constituição Federal, o TSE tem em sua composição dois ministros do STJ.

Cabe ao TSE escolher o corregedor eleitoral dentre os ministros designados pelo STJ. Completam o tribunal dois juristas oriundos da classe dos advogados, nomeados pelo presidente da República.

Fonte: STJ

Fonte Oficial: https://www.cnj.jus.br/ministro-luis-felipe-salomao-e-eleito-corregedor-geral-da-justica-eleitoral/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=ministro-luis-felipe-salomao-e-eleito-corregedor-geral-da-justica-eleitoral.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Justiça do Trabalho da 15ª Região promove esforços concentrados pela conciliação

Aderindo ao Mês Nacional de Conciliação, promovido pela Justiça do Trabalho, e à Semana Nacional …