Em evento do BRICS, ministro Dias Toffoli destaca rápida reação do Judiciário na pandemia – STF

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, participou na manhã desta terça-feira (8) de seminário virtual das Cortes Supremas do BRICS, grupo de países de economias emergentes formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, que teve como foco o trabalho do Judiciário em apoio aos agentes econômicos durante a pandemia.

O diálogo entre as Cortes Supremas e Constitucionais dos BRICS foi retomado ano passado, em Brasília, em seminário organizado pelo STF. A edição deste ano foi coordenada pela Suprema Corte da Federação Russa. Em sua participação, o presidente do STF destacou a rápida reação do Judiciário, após o anúncio da pandemia, que resolveu, entre várias controvérsias, a vinculada à necessidade do chamado “orçamento de guerra” para que o Executivo pudesse enfrentar o problema.

O ministro Dias Toffoli mencionou também a celeridade e a alta produtividade do Judiciário brasileiro em matéria de decisões relativas ao impacto econômico das medidas de distanciamento social. Citou como exemplo o canal exclusivo dedicado às ações relativas à Covid-19 no STF, que, em seis meses, recebeu e deu resposta a cerca de cinco mil casos.

A necessidade de fundamentação, com base nas evidências científicas disponíveis e nas recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), de medidas restritivas com impacto social e econômico foi ressaltada pelo presidente do Supremo como critério adotado nas decisões da Corte.

Fonte: CNJ

Leia mais:

25/10/2019 – Ministro Dias Toffoli defende revolução tecnológica do Judiciário em evento do BRICS

 

Fonte Oficial: http://www.stf.jus.br/portal/cms/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=451152.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Ministros do STF anunciam práticas vencedoras da 17ª edição do Prêmio Innovare – STF

Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) anunciaram nesta terça-feira (1º), em solenidade virtual, os ganhadores …