Representantes de prefeitos participam de debate sobre reforma tributária na quarta — Senado Notícias

A Frente Nacional de Prefeitos (FNP) participa nesta quarta-feira (9) de audiência pública interativa para debater a proposta de reforma tributária, em sessão remota com início às 10h.

A audiência pública contará com a participação do presidente da FNP, Jonas Donizette, e do presidente da Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais (Abrasf), Vitor Puppi. O debate é promovido pela Comissão Mista Temporária da Reforma Tributária, que discute três propostas sobre o tema.

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 110/2019, do Senado, acaba com nove tributos e cria dois impostos, um sobre bens e serviços (IBS), nos moldes dos impostos sobre valor agregado cobrados na maioria dos países desenvolvidos; e um imposto específico sobre alguns bens e serviços. A proposta está em análise na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), onde é relatada pelo senador Roberto Rocha (PSDB-MA), que também preside a Comissão Mista Temporária da Reforma Tributária.

Por sua vez, a PEC 45/2019, do deputado Baleia Rossi (MDB-SP), acaba com cinco tributos e cria os impostos sobre bens e serviço, como a proposta dos senadores. Esse texto está em tramitação na Câmara.

Há ainda o PL 3.887/2020, de autoria do Executivo, que cria a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), com alíquota de 12%, em substituição ao Programa de Integração Social (PIS) e à Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (Cofins). Atualmente, o texto tramita na Câmara.

Na sexta-feira (4), em mensagem publicada no Diário Oficial da União, o governo tornou sem efeito o pedido para tramitação da matéria em regime de urgência, feito anteriormente quando o texto foi encaminhado ao Congresso, em julho último.

O deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) é o relator da Comissão Mista Temporária da Reforma Tributária, que tem como vice-presidente o deputado Hildo Rocha (MDB-MA).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2020/09/08/representantes-de-prefeitos-participam-de-debate-sobre-reforma-tributaria-na-quarta.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Aprovada indicação de Gomes Piras para a embaixada do Brasil na Estônia — Senado Notícias

Em sessão semipresencial nesta terça-feira (22), por 39 votos favoráveis e três votos contrários, o …