Consultorias de Senado e Câmara lançam informativo sobre o PLOA 2021 — Senado Notícias

As Consultorias de Orçamentos do Senado Federal e da Câmara dos Deputados acabam de publicar o Informativo Conjunto sobre o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) para 2021. A publicação traz uma análise da proposta orçamentária (PLN 28/2020) entregue pelo Executivo em 31 de agosto. Entre outros temas, o informativo trata das variáveis macroeconômicas — como a previsão de crescimento de 3,2% do Produto Interno Bruto (PIB) no próximo ano —, do teto de despesas primárias, da regra de ouro e do atendimento de emendas parlamentares.

O Informativo é publicado, anualmente, há 15 anos e se destina ao público em geral, em especial aos parlamentares e seus gabinetes. Segundo Ana Claudia Borges, consultora-geral de Orçamento do Senado, a peça orçamentária tem seis volumes, totalizando mais de 4 mil páginas. Portanto, disse ela, o informativo resume e condensa os dados do projeto.

— Com a chegada do PLOA, há grande demanda às consultorias sobre o conteúdo do projeto. Parlamentares envolvidos no processo, como o relator-geral, o presidente da Comissão Mista de Orçamento [CMO], bem como assessores e jornalistas, precisam de um resumo rápido dos principais pontos do projeto. É o caso, por exemplo, do total de investimentos em relação à proposta anterior, o cenário econômico projetado, valores alocados para as áreas sociais, como saúde e educação, e outros temas em evidência no contexto econômico e político nacional.

Informativo Conjunto PLOA 2021 e outras publicações podem ser acessados na seção de Estudos Orçamentários do Portal de Orçamento do Senado Federal.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2020/09/09/consultorias-de-senado-e-camara-lancam-informativo-sobre-o-ploa-2021.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Especialistas fazem reparos à reforma no Código de Trânsito Brasileiro — Senado Notícias

O Senado aprovou no início do mês o projeto do governo (PL 3.267/2019) que propõe …