Interlegis discute autocracias em webinar nesta sexta — Senado Notícias

Nesta sexta-feira (11), às 15h, o Interlegis realiza o Webinar “Autocracia, Democracia e Liberdade. Para onde vai o mundo?”. O evento vai ser transmitido ao vivo pelos canais da TV Senado e do Interlegis no YouTube e pela página do e-Cidadania, no site do Senado Federal.

O senador Nelsinho Trad (PSD-MS), presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, abrirá o evento, que será mediado por Carolina Valente, presidente do Instituto Mundial para as Relações Internacionais (IR.wi). Os debatedores são Leonardo Coutinho, jornalista, autor da obra “Hugo Chávez – O Espectro”; Bruno Garschagen, cientista político, colunista do jornal Gazeta do Povo, de Curitiba; Creomar de Souza, CEO da Dharma Politics; e Victor Nepomuceno, advogado e assessor internacional no Senado Federal.

O diretor-executivo do Interlegis, Márcio Coimbra, diz considerar o momento oportuno para a discussão sobre os riscos da autocracia e a importância do fortalecimento da democracia.

— Vivemos um momento em que a liberdade está sendo cerceada em vários países do mundo. A liberdade de imprensa, a liberdade de expressão e até mesmo a liberdade de ir e vir precisam ser resguardadas e a democracia permanentemente fortalecida — avalia Coimbra.

O webinar vai abordar situações vivenciadas em alguns países com forte repressão dos governos autoritários ao trabalho da imprensa e às manifestações da oposição.

Assunto de interesse mundial, esse cenário está presente em Hong Kong, onde a situação política tem chamado atenção desde a promulgação, este ano, de uma Lei de Segurança Nacional pelo governo chinês, recebida como uma ameaça à autonomia da ex-colônia britânica.

Situação semelhante acontece em Belarus, país do leste europeu, que protesta contra o regime de Aleksandr Lukashenko, no poder há mais de um quarto de século. Lukashenko está coibindo a organização de protestos contra o resultado das últimas eleições e resiste à pressão sofrida pela União Europeia para uma transição democrática no país.

Márcio Coimbra ressaltou a importância de um posicionamento das grandes nações diante de fatos que possam caracterizar retrocessos.

— Movimentos pró-democracia, em Hong Kong, têm ganhado força e apoio de países e blocos como os Estados Unidos, o G7 e a União Europeia, que consideram a lei de segurança nacional chinesa um ataque à liberdade de Hong Kong. O mesmo acontece em Belarus, cujos resultados das últimas eleições não foram reconhecidos pelos países europeus.

Outro tema que será abordado no webinar desta sexta-feira (11) é a atitude do governo brasileiro em relação ao da Venezuela. Na última semana, o Ministério de Relações Exteriores formalizou a declaração do corpo diplomático ligado a Nicolás Maduro como personae non gratae em solo brasileiro.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2020/09/09/interlegis-discute-autocracias-em-webinar-nesta-sexta.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Depoimento de agente de segurança pública não poderá coincidir com suas férias, determina projeto — Senado Notícias

O juiz deverá remarcar o depoimento de policiais, guardas municipais, bombeiros, agentes socioeducativos e militares …