Presidente do STJ participa de sessão solene na Câmara em homenagem ao ministro Dias Toffoli – STJ

​O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Humberto Martins, participou nesta quarta-feira (9) de uma sessão solene na Câmara dos Deputados em homenagem ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli, por sua passagem pela presidência da corte e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no biênio 2018-2020.

O ministro Humberto Martins – que exerceu o cargo de corregedor nacional de Justiça no mesmo período em que o ministro Dias Toffoli presidiu o CNJ – enalteceu as qualidades do homenageado na condução das duas instituições.

“O ministro Dias Toffoli é um exemplo a ser seguido. Magistrado de extrema competência e incansável na manutenção de um sistema de Justiça transparente, célere e eficaz. Sem dúvida, um dos grandes juristas do direito brasileiro”, comentou o presidente do STJ.

Entre as ações que marcaram a gestão de Toffoli no CNJ, ele destacou o papel do ministro na mobilização do Judiciário para dar respostas rápidas e eficazes no enfrentamento da Covid-19, em especial com a realização de sessões extraordinárias para julgar matérias relacionadas à crise sanitária, já no início da pandemia.

Em seu discurso, Dias Toffoli agradeceu a Humberto Martins pelo trabalho realizado na corregedoria nacional de Justiça e disse que o diálogo com outros poderes foi a principal ferramenta utilizada ao longo de sua gestão.

“Não podemos temer o diálogo. Devemos temer quando não há diálogo. Temos que nos perguntar: a quem interessa quando não há diálogo?”, questionou o ministro. Além das ações de combate à pandemia, ele mencionou o esforço do STF no combate às notícias falsas e agradeceu o empenho dos parlamentares nesse sentido.

Dias Toffoli recebeu a medalha Grã-Cruz da Ordem do Congresso Nacional pelos serviços prestados à nação.

Harmonia institucional

Tanto o presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), quanto o presidente da Câmara dos Deputados, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), elogiaram a gestão do ministro Dias Toffoli à frente do STF e suas iniciativas na busca de harmonia entre os poderes.

Para os presidentes das casas legislativas, o papel de Dias Toffoli foi essencial para garantir o fortalecimento das instituições e do Estado Democrático de Direito.

Lideranças de diversos partidos, da oposição e da situação, discursaram em homenagem ao ministro Dias Toffoli.

A sessão solene teve a presença do ministro do STJ Villas Bôas Cueva, que pouco antes entregou aos presidentes do Senado e da Câmara o anteprojeto de lei elaborado por um grupo de trabalho que o CNJ instituiu com o objetivo de sugerir melhorias para os regimes de custas, taxas e despesas judiciais.

Leia o pronunciamento do presidente do STJ.

Fonte Oficial: http://feedproxy.google.com/~r/STJNoticias/~3/IWyPVMw9DTU/09092020-Presidente-do-STJ-participa-de-sessao-solene-na-Camara-em-homenagem-ao-ministro-Dias-Toffoli.aspx.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Mantida ação por lavagem contra delegado aposentado acusado de envolvimento em tráfico internacional – STJ

​​A ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Laurita Vaz negou pedido de liminar para …