Comissão de Relações Exteriores fará mutirão para sabatinar diplomatas — Senado Notícias

A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) do Senado promove na segunda-feira (21) sua primeira reunião com votação presencial desde meados de março, quando começou a quarentena em razão da pandemia do coronavírus. 

Ao longo do dia, a CRE fará três reuniões deliberativas para sabatinar 34 diplomatas indicados para chefiar embaixadas do Brasil. O presidente da comissão, senador Nelsinho Trad (PSD-MS), informou que as reuniões serão realizadas na sala 3 da Ala Alexandre Costa e a primeira terá início às 8h.

Serão feitas 11 sabatinas pela manhã, mais 11 à tarde e 12 à noite, seguidas das respectivas votações.

Os senadores poderão participar das reuniões presencialmente ou de forma remota pelo aplicativo Zoom, apenas para a leitura e o debate dos relatórios. As votações, que têm de ser secretas quando se trata de aprovar ou não autoridades e embaixadores, serão presenciais na sala 3 e por drive thru, em urnas eletrônicas instaladas na entrada próxima à Secretaria de Polícia Legislativa, perto do estacionamento subterrâneo. 

A pauta detalhada das reuniões será divulgada em breve pela CRE. Na lista de diplomatas a serem sabatinados e votados há indicados para Costa do Marfim, Benin, Burkina Faso, Iraque, Irlanda, Angola, Senegal, Mali, Estônia, Zâmbia, Cabo Verde, Chile, Argentina, Países Baixos, Israel e outros. 

Depois de passar pela CRE, todas as indicações ainda terão que ser votadas pelo Plenário do Senado, o que deve ocorrer ainda neste mês. É de responsabilidade privativa do Senado a aprovação prévia, por voto secreto e após sabatina, de indicações do Executivo para ministros do Tribunal de Contas da União, integrantes de tribunais superiores, procurador-geral da República, chefes de missões diplomáticas e diretores de autarquias e de agências reguladoras. 

As reuniões podem ser acompanhadas pela TV Senado, Rádio Senado e Agência Senado ou pelo e-cidadania.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2020/09/11/comissao-de-relacoes-exteriores-fara-mutirao-para-sabatinar-diplomatas.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Proposta prevê pagamento de pedágio com cartão de débito e crédito — Senado Notícias

Um projeto em tramitação no Senado prevê que as concessionárias de pedágio em rodovias federais …