STJ presente na posse do presidente do STF Luiz Fux – STJ

​​​​​​O ​​presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Conselho da Justiça Federal (CJF), ministro Humberto Martins, participou, na tarde desta quinta-feira (10), da posse dos ministros Luiz Fux e Rosa Weber nos cargos de presidente e vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) para o biênio 2020-2022. No mesmo período, Fux será o presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

O ministro Humberto Martins elogiou a gestão que se encerra do ministro Dias Toffoli e desejou um bom trabalho para os ministros Luiz Fux e Rosa Weber frente à Suprema Corte.

rn

O Ministros Humberto Martins e Luiz Fux durante a cerimônia de posse da gestão do STF para o biênio 2020-2022.  | Foto: Fellipe Sampaio/SCO/STF

​​​​​Tenho certeza que a gestão que tem início hoje dará continuidade às boas práticas adotadas pelo ministro Dias Toffoli, com foco no diálogo, na independência entre os Poderes e na promoção de Justiça para todos”, afirmou Martins.​​ rn

O presidente do STJ disse também que espera trabalhar em conjunto com o STF, nos próximos dois anos, em todos os assuntos de interesse público.

Os ministros do STJ Luis Felipe Salomão, Benedito Gonçalves, Marco Aurélio Bellizze, Antonio Saldanha Palheiro, Joel Ilan Paciornik e Hamilton Carvalhido (aposentado) também prestigiaram presencialmente a solenidade, que foi acompanhada por outros ministros por meio de videoconferência.

rn

Ministros do STJ prestigiam posse de novos dirigentes do STF. | Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF

​​Ao tomar posse, o novo presidente do ​STF e do CNJ prestou uma homenagem às mais de 120 mil vítimas fatais do novo coronavírus no Brasil e aos seus familiares. Para Fux, o momento é de reflexão e de reconstrução nacional, nos planos material e espiritual. rn

O ministro afirmou que sua atuação será guiada pela “deferência aos demais poderes no âmbito de suas competências, combinada com a altivez e vigilância na tutela das liberdades públicas e dos direitos fundamentais”.​

Segundo o novo presidente do STF, nos próximos dois anos, o seu objetivo será preservar a dignidade da jurisdição constitucional. Para ele, a intervenção do Judiciário em temas sensíveis deve ser “minimalista”, mas, ao mesmo tempo, o tribunal não deve hesitar “em proferir decisões exemplares para a proteção das minorias, da liberdade de expressão e de imprensa, para a preservação da nossa democracia e do sistema republicano de governo”.


Fonte Oficial: http://feedproxy.google.com/~r/STJNoticias/~3/wN-FTcG0pbo/11092020-STJ-presente-na-posse-do-presidente-do-STF-Luiz-Fux-.aspx.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Tribunal disponibiliza mais uma edição do informativo Sessão em Foco – STJ

A Secretaria de Jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça (STJ) divulgou a 34ª edição do …