Justiça Federal da 3ª Região julga 5.972 processos de 31 de agosto a 3 de setembro

Oito Turmas, duas Seções e o Conselho da Justiça Federal da 3ª Região julgaram 5.972 processos em sessões virtuais do sistema do Processo Judicial Eletrônico (PJe) e do Sistema de Acompanhamento Processual (Siapro), de 31 de agosto a 3 de setembro. Como medida para o enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do novo coronavírus, sessões previstas como presenciais foram realizadas por meio eletrônico, garantindo a continuidade da prestação jurisdicional.

Primeira Turma

A Primeira Turma realizou sessão virtual no dia 1º de setembro. Dos 1.034 processos pautados, 901 foram julgados. Composta pelos desembargadores federais Hélio Nogueira, Wilson Zauhy (presidente) e Valdeci dos Santos, a Turma faz parte da Primeira Seção da corte, que tem competência para julgar processos sobre contribuições destinadas ao custeio da Previdência Social; matérias de Direito Privado, como domínio e posse, locação de imóveis, direitos reais, constituição e liquidação de sociedades; propriedade industrial; registros públicos; e servidores civis e militares.

A próxima sessão da Primeira Turma, também virtual, será realizada no dia 15 de setembro.

Segunda Turma

A Segunda Turma realizou sessão eletrônica no dia 1° de setembro. Na ocasião, foram julgados 454 dos 565 processos da pauta que reuniu matérias como execuções fiscais, contribuições previdenciárias, contratos bancários, sistema financeiro da habitação (SFH), contratos de crédito estudantil (Fies) e questões relativas a servidores públicos federais.

O colegiado é formado pelos desembargadores federais Cotrim Guimarães (presidente), Peixoto Júnior e Carlos Francisco. A próxima sessão de julgamento da Segunda Turma será realizada no dia 22 de setembro.

Terceira Turma

A Terceira Turma realizou sessão no dia 2 de setembro, quando 913 de 1.132 processos pautados foram julgados. Os desembargadores federais Nery Junior, Carlos Muta, Nelton dos Santos e Antonio Cedenho (presidente) integram o colegiado que aprecia matérias de direito constitucional, licitações, nulidade e anulabilidade de atos administrativos, ensino superior, inscrição no exercício profissional, tributos em geral e preços públicos e contribuições.

A próxima sessão de julgamento ocorrerá no dia 15 de setembro, na modalidade virtual.

Quinta Turma

Especializada em matéria criminal, a Quinta Turma realizou sessão virtual no dia 31 de agosto. De 161 processos pautados, 148 foram julgados. Composto pelos desembargadores federais André Nekatschalow, Paulo Fontes e Maurício Kato (presidente), o colegiado faz parte da Quarta Seção da corte.

A próxima sessão da Quinta Turma será realizada no dia 14 de setembro.

Sexta Turma

No dia 3 de setembro, a Sexta Turma julgou 482 de 499 processos que estavam na pauta. O órgão julgador é composto pelos desembargadores federais Diva Malerbi, Fábio Prieto (presidente), Johonsom Di Salvo e Souza Ribeiro. O colegiado aprecia matérias de direito constitucional, licitações, nulidade e anulabilidade de atos administrativos, ensino superior, inscrição no exercício profissional, tributos em geral e preços públicos e contribuições.

A próxima sessão de julgamento será realizada no dia 17 de setembro.

Sétima Turma

A Sétima Turma realizou sessão de julgamento eletrônica no dia 31 de agosto. Na ocasião, foram julgados 1.556 de 1.610 processos pautados. Integrante da Terceira Seção, o colegiado tem competência para julgar matérias relacionadas à Previdência e a Assistência Social, como aposentadoria por idade rural e urbana, auxílio-doença, aposentadoria por invalidez, auxílio-reclusão, Loas, pensão por morte, aposentadoria por tempo de serviço e salário maternidade.

A Turma é formada pelos desembargadores federais Toru Yamamoto, Paulo Domingues (presidente), Carlos Delgado e Inês Virgínia. A próxima sessão de julgamento será realizada no dia 21 de setembro.

Nona Turma

No dia 2 de setembro, a Nona Turma julgou 923 dos 953 processos pautados para a sessão eletrônica. Composta pelos desembargadores federais Gilberto Jordan (presidente), Batista Gonçalves e pelas juízas federais convocadas Leila Paiva e Vanessa Mello, o colegiado faz parte da Terceira Seção do TRF3, que tem competência para julgar processos sobre Previdência e Assistência Social.

A próxima sessão de julgamento será realizada no dia 23 de setembro, na modalidade virtual.

Décima Turma

No dia 1º de setembro, a Décima Turma julgou 532 processos de 685 que estavam pautados e três levados em mesa. O colegiado é formado pelos desembargadores federais Baptista Pereira (presidente), Sérgio Nascimento, Lucia Ursaia e Nelson Porfirio e aprecia matérias relacionadas à Previdência e Assistência Social.

A próxima sessão de julgamento do colegiado ocorre no dia 15 de setembro.

Primeira Seção

A Primeira Seção julgou 34 dos 36 processos pautados de forma virtual no dia 3 de setembro. A próxima sessão de julgamento do colegiado será realizada no dia 1º de outubro.

Segunda Seção

A Segunda Seção julgou 19 dos 24 processos pautados de forma virtual no dia 1º de setembro. A próxima sessão de julgamento eletrônica do colegiado será realizada no dia 6 de outubro.

Conselho

Em sessão realizada no dia 3 de setembro, o Conselho da Justiça Federal da 3ª Região julgou 10 dos 10 processos que estavam na pauta. A próxima sessão do colegiado está agendada para o dia 17 de setembro.

Para a próxima semana, estão agendadas sessões de julgamento virtual da Quinta e Oitava Turma (14/9); Primeira, Terceira e Décima Turma (15/9); Sexta Turma, Quarta Seção e Conselho da Justiça Federal da 3ª Região (17/9). Clique aqui para acessar o calendário das sessões de julgamento das Turmas e Seções do TRF3.

Fonte: TRF3

Fonte Oficial: https://www.cnj.jus.br/justica-federal-da-3a-regiao-julga-5-972-processos-de-31-de-agosto-a-3-de-setembro/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=justica-federal-da-3a-regiao-julga-5-972-processos-de-31-de-agosto-a-3-de-setembro.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Justiça do Trabalho da 15ª Região promove esforços concentrados pela conciliação

Aderindo ao Mês Nacional de Conciliação, promovido pela Justiça do Trabalho, e à Semana Nacional …