Seminário e exposição on-line marcam Semana da Memória da Justiça do Trabalho

A Semana da Memória na Justiça do Trabalho, realizada anualmente pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST), está marcada para 21 a 25 deste mês. O objetivo do evento é lembrar acontecimentos marcantes ligados ao mundo do trabalho e do Direito. Em 2020, em razão da pandemia, a data será celebrada por meio de dois eventos: um seminário telepresencial e uma exposição virtual.

Organizado pela Comissão de Documentação do TST, em parceria com o Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Assessores e Servidores do Tribunal Superior do Trabalho (CEFAST), o seminário “Trabalho e Justiça do Trabalho: Memória e História” está marcado para o dia 22 de setembro, das 8h30 às 19h, com transmissão no canal do TST no YouTube. Especialistas falarão sobre a importância da preservação da história da Justiça do Trabalho e de fatos, julgados e processos relevantes para o Poder Judiciário e para a sociedade em geral. Os desafios do mundo pós-pandemia da Covid-19 também está entre os temas abordados no seminário.

A presidente do TST e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministra Maria Cristina Peduzzi, participará da abertura, assim como os ministros Maurício Godinho Delgado, presidente da Comissão de Documentação do TST e coordenador do Comitê Gestor do Programa Nacional de Resgate da Memória da Justiça do Trabalho, José Roberto Freire Pimenta e Douglas Alencar Rodrigues, integrantes da Comissão de Documentação do TST, e Breno Medeiros, diretor do CEFAST. O encerramento do evento contará ainda com a participação do ministro Luiz Philippe Vieira de Mello Filho, Vice-Presidente do TST e do CSJT. As inscrições são gratuitas e já estão abertas.

Exposição

Dentro do contexto do isolamento social decorrente da pandemia, a Comissão de Documentação do TST, por meio da Coordenadoria de Gestão Documental e Memória do TST, elaborou uma verdadeira viagem histórica sobre os surtos endêmicos ocorridos nos últimos séculos até os dias atuais. A intenção da exposição “Pandemias e Relações de Trabalho” é mostrar o impacto desses eventos históricos, como a gripe espanhola e a peste negra, no mercado de trabalho, na economia e na vida das pessoas em geral.

Os internautas poderão acompanhar, de forma completamente on-line, fotos, textos, músicas e outros conteúdos interativos sobre o tema.

Conheça a programação completa

Fonte: TST

Fonte Oficial: https://www.cnj.jus.br/seminario-e-exposicao-on-line-marcam-semana-da-memoria-da-justica-do-trabalho/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=seminario-e-exposicao-on-line-marcam-semana-da-memoria-da-justica-do-trabalho.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Segunda parte da revista LexCult analisa a memória e os arquivos do Poder Judiciário

O Centro Cultural Justiça Federal (CCJF) apresenta a segunda parte da Revista eletrônica LexCult, denominada …