Com medidas de segurança, STJ estabelece retorno gradual do trabalho presencial – STJ

​Após a realização de uma série de estudos que envolveram áreas diversas, incluindo a Secretaria de Serviços Integrados de Saúde, além do reforço das medidas de segurança e higiene para prevenir a disseminação do novo coronavírus (Covid-19) em suas instalações, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) publicou nesta quarta-feira (16) a Resolução STJ/GP 21/2020, que estabelece o retorno gradual do trabalho presencial nos setores vinculados à Presidência e à Secretaria do tribunal, bem como na Secretaria de Auditoria Interna.

Com previsão de retomada das atividades presenciais por etapas, a resolução limita a presença física dos servidores, diariamente, a 25% da lotação de cada unidade. Além disso, estão mantidas as normas da Resolução STJ/GP 19/2020 em relação aos cuidados com pessoas pertencentes aos grupos de risco e à possibilidade de manutenção do trabalho remoto – que, agora, deve ser requerido e justificado pelo servidor interessado.   

A edição do normativo também considerou a Resolução 322/2020 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que determinou a implementação de medidas para a retomada dos serviços presenciais no Judiciário, observadas as ações necessárias para a prevenção da Covid-19.

De acordo com a Resolução 21/2020, o retorno ao trabalho na sede do tribunal será feito por etapas, que serão reavaliadas periodicamente pelo presidente do STJ, ministro Humberto Martins. A partir de 21 de setembro, deverão voltar os ocupantes de cargos em comissão e funções de confiança de todos os níveis. Em 5 de outubro, começará o retorno às atividades presenciais de todos os servidores, respeitados os limites máximos diários em cada setor.

O retorno dos servidores, estagiários e colaboradores lotados nos gabinetes dos ministros será definido, em cada caso, pelo respectivo ministro.

Grupos de ​​​risco

Atualmente, pela Resolução 19/2020, os servidores em grupo de risco ficam em trabalho remoto, obrigatoriamente; com a Resolução 21/2020, esses servidores deverão dirigir requerimento à chefia imediata solicitando permanecer em trabalho remoto ou voltar a trabalhar presencialmente.

Ainda de acordo com a nova resolução, o restaurante do STJ poderá retomar suas atividades gradualmente, mediante comprovação da observância dos protocolos de segurança recomendados pelas autoridades sanitárias, após aprovação da Secretaria de Administração.

Adicionalmente, a resolução estabelece que os servidores lotados em unidades cujas instalações estejam passando por reformas poderão permanecer em trabalho remoto até a conclusão das obras, mediante autorização do diretor-geral da Secretaria do tribunal.

Medidas de segur​​ança

Desde a implementação do trabalho remoto, em março, o STJ tem realizado uma série de estudos com o objetivo de avaliar a melhor forma de garantir o restabelecimento das atividades presenciais de forma segura, observadas as recomendações das autoridades de saúde.

Entre essas medidas, o tribunal já providenciou a adequação de espaços físicos, adquiriu produtos de limpeza e higiene – como álcool em gel 70% – e determinou que todas as pessoas tenham a temperatura aferida antes da entrada na sede.

Outras medidas estão sendo planejadas, como a instalação de barreiras físicas de acrílico entre as mesas de trabalho para aumentar a segurança dos servidores.

Fonte Oficial: http://feedproxy.google.com/~r/STJNoticias/~3/hhPntOspHkM/17092020-Com-medidas-de-seguranca–STJ-estabelece-retorno-gradual-do-trabalho-presencial.aspx.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Manual do STJ sobre pesquisa de preços é destaque em publicação do TCU – STJ

Manual do STJ sobre pesquisa de preços é destaque em publicação do TCU Fonte Oficial: …