comissão visita Mato Grosso neste sábado — Senado Notícias

A comissão temporária externa criada para acompanhar as ações de enfrentamento aos incêndios no Pantanal fará, neste sábado (19), uma visita a Mato Grosso, estado que abriga parte do bioma. A diligência foi aprovada na primeira reunião do colegiado, ocorrida esta semana, por sugestão do senador Wellington Fagundes (PL-MT), escolhido para a presidência.

— Nós pretendemos, com essa visita in loco, acompanhar as ações de enfrentamento aos incêndios detectados no bioma Pantanal e seus desdobramentos, bem como conhecer os espaços de acolhimento dos animais afetados e conversar com as equipes que estão atuando na região para subsidiar as futuras ações no âmbito desta comissão — disse o parlamentar na ocasião.

A partir das 14h, os senadores também farão uma reunião por videoconferência, para debater a situação das queimadas, com a visita ao local, e definir ações de prevenção.

Diligência

De acordo com roteiro divulgado pelas assessorias de Wellington e do senador Nelsinho Trad (PSD-MS), relator da comissão, em Mato Grosso o grupo deverá sair de Cuiabá até Poconé, quando haverá uma visita a um espaço de acolhimento de animais atingidos pelo fogo, um encontro com representantes de proprietários de fazendas e pousadas, de organizações não-governamentais (ONGs) e cientistas, além de um sobrevoo de helicóptero na região afetada pelas queimadas. Depois o grupo irá para Porto Cercado e deverá se encontrar com equipes que estão atuando na região para o combate às chamas. Ainda não foram confirmados os nomes dos senadores que integrarão a comitiva.

Comissão

A comissão externa foi criada por sugestão de Wellington Fagundes e inicialmente composta pela bancada sul-mato-grossense: senadoras Simone Tebet (MDB-MS) e Soraya Thronicke (PSL-MS) e Nelsinho Trad.

Depois, outros quatro membros suplentes foram convidados: os senadores Carlos Fávaro (PSD-MT), Esperidião Amin (PP-SC), Jayme Campos (DEM-MT) e Fabiano Contarato (Rede-ES), que preside a Comissão de Meio Ambiente (CMA).

A intenção do colegiado é, durante 90 dias, analisar as ações de enfrentamento aos incêndios detectados no bioma Pantanal e seus desdobramentos, as providências para evitar novos focos de incêndios, a limpeza dos locais já atingidos, a proteção das populações diretamente atingidas, da economia, da fauna e da flora e a transparência das atividades coordenadas pela Operação Pantanal.

O relator Nelsinho Trad deve apresentar em breve o plano de trabalho e, por sugestão dele, a primeira diligência de Mato Grosso do Sul deverá ocorrer em Corumbá, provavelmente na próxima semana.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2020/09/18/incendios-no-pantanal-comissao-visita-mato-grosso-neste-sabado.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Rádio Senado disponibiliza reportagens especiais sobre as eleições — Senado Notícias

Devido à pandemia de coronavírus, as eleições municipais de 2020 foram adiadas para os dias …