Parceria do Brasil com a agência atômica internacional é estratégica, diz diplomata aprovado pela CRE — Senado Notícias

Os vínculos do Brasil com a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) devem se intensificar mais nos próximos anos, disse nesta segunda-feira (21) o diplomata Carlos Sérgio Sobral Duarte, aprovado pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) para chefiar a missão diplomática brasileira na sede do organismo internacional, que faz parte da Organização das Nações Unidas (ONU) e cuja sede fica em Viena, na Áustria.

— Nossos vínculos com a AIEA são sólidos e de longa data, e devem se estreitar ainda mais. Nossos interesses estratégicos econômicos da área nuclear, tanto no campo público quanto privado, são muito significativos. A Política Nuclear Brasileira (PNB) atua na expansão da geração de energia nucleoelétrica, incluindo a retomada das obras de Angra 3, a produção em escala comercial de urânio enriquecido, a autossuficiência em radiofármacos e a construção do submarino com propulsão nuclear — afirmou Duarte durante a sabatina.

Para o diplomata, a dimensão da atual agenda brasileira leva naturalmente a uma intensificação das relações com a AIEA. Primeiro, na cooperação em tecnologia nuclear, desde a geração de energia até a mineração, agricultura e saúde humana. Segundo, “no acesso a padrões técnicos do mais alto nível de segurança e proteção radiológica”; e, por fim, na aplicação apropriada das medidas de salvaguardas, nos termos de compromissos assumidos internacionalmente pelo Brasil. 

Caberá ao plenário do Senado analisar a indicação de Carlos Duarte para a chefia da missão diplomática brasileira na AIEA, o que pode ocorrer já nesta terça-feira (22).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2020/09/21/parceria-do-brasil-com-a-agencia-atomica-internacional-e-estrategica-diz-diplomata-aprovado-pela-cre.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

PEC sobre drogas deve ser votada em primeiro turno depois do feriado — Senado Notícias

A proposta de emenda à Constituição sobre drogas deve ser votada em primeiro turno no …