Presidente do STJ e do CJF reúne-se com embaixador da União Europeia no Brasil – STJ

O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Conselho da Justiça Federal (CJF), ministro Humberto Martins, reuniu-se na manhã desta terça-feira (22) com o embaixador da Delegação da União Europeia no Brasil, Ignacio Ybáñez, na sede do CJF, em Brasília.

O objetivo do encontro foi dar andamento às tratativas para firmar um Termo de Cooperação Técnica no âmbito do Programa de Assistência contra o Crime Transnacional Organizado da Europa para a América Latina (“El PAcCto”).

“É com muita alegria que recebo o embaixador Ignacio Ybáñez para um diálogo não só hoje, mas um diálogo permanente entre o Conselho da Justiça Federal e a Delegação da União Europeia no Brasil”, afirmou o ministro Humberto Martins. “Através deste diálogo, vamos promover eventos, cursos e estreitar nosso relacionamento interinstitucional.”

Para o embaixador, o Brasil é parceiro estratégico da União Europeia e a intenção é reforçar a cooperação com o país em todos os âmbitos, especialmente no que tange à Justiça. “Temos alguns instrumentos que podem contribuir, sobretudo um programa regional de cooperação chamado El PAcCto, cujo objetivo geral é contribuir para o fortalecimento do Estado de Direito e da segurança na região”, disse.

Segundo Ybáñez, a ideia é verificar quais áreas de atuação podem ser desenvolvidas pelo El PAcCto em termos de cooperação jurídica internacional com o CJF. Além disso, a atuação associada com o Conselho deve abranger a atuação na área de formação, por meio da realização conjunta de cursos.

Sobre o progr​​ama

O Programa El PAcCto é dividido em três eixos: apoiar o fortalecimento de forças policiais e agências de law enforcement; Intensificar a cooperação em matéria de ação penal; e promover a cooperação entre os países da América Latina, e entre esta e a União Europeia com ênfase especial no combate ao crime organizado transnacional.

Durante a reunião, a atuação do Centro de Cooperação Jurídica Internacional (Cecint) do CJF foi apresentada ao embaixador. “É importante estreitar o canal de diálogo com a União Europeia no sentido de trocar experiências e compartilhar boas práticas”, observou a diretora do Cecint, Márcia Hoffmann.

“O El PAcCto é um programa muito importante para a atuação do Conselho da Justiça Federal na inserção internacional e, nesse sentido, nossa ideia é buscar agilidade nos pedidos de cooperação internacional.”

Também participaram da reunião o secretário-geral do CJF, juiz Marcio de Freitas; o chefe da Assessoria de Relações Internacionais do STJ, embaixador Alfredo Leoni, e o assessor do Cecint, Elton Quirino.​

Fonte Oficial: http://feedproxy.google.com/~r/STJNoticias/~3/UHwVkCUJInI/22092020-Presidente-do-STJ-e-do-CJF-reune-se-com-embaixador-da-Uniao-Europeia-no-Brasil.aspx.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Manual do STJ sobre pesquisa de preços é destaque em publicação do TCU – STJ

Manual do STJ sobre pesquisa de preços é destaque em publicação do TCU Fonte Oficial: …