Senado aprova indicado para embaixada brasileira no Mali — Senado Notícias

O Plenário do Senado aprovou, nesta terça-feira (22), a indicação do diplomata Carlos Eduardo de Ribas Guedes para exercer o cargo de embaixador do Brasil na República do Mali. Foram 42 votos a favor e apenas três contrários. O nome do diplomata já havia sido aprovado na Comissão de Relações Exteriores do Senado (CRE) na segunda-feira (21). A relatora da indicação foi a senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA).

Carlos Eduardo Ribas Guedes nasceu em 1954, no Rio de Janeiro (RJ). Ele se formou em Comunicação Social em 1976, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), e iniciou sua carreira diplomática em 1985.

Em sua sabatina na CRE, Ribas Guedes disse que o Brasil tem comércio significativo com o Mali na venda de aviões e ônibus, no agronegócio e em programas de cooperação técnica. Segundo ele, o Mali é um país de baixa renda, com agricultura de baixa produtividade. O país está localizado na África Ocidental, não tem saída para o mar e conta com uma população estimada de 18 milhões de habitantes.

A sessão para apreciação das autoridades foi realizada de forma semipresencial, com parte dos senadores presentes em Plenário e outros participando de forma remota. As votações, realizadas no prédio do Senado, puderam ser feitas em totens especialmente criados para isso, colocados em locais estratégicos. A ideia era seguir as recomendações de distanciamento, como forma de evitar o contágio e a propagação da covid-19, e viabilizar a votação secreta de autoridades, conforme previsão constitucional.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2020/09/22/senado-aprova-indicado-para-embaixada-brasileira-no-mali.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Pacheco comenta melhor avaliação do Congresso em duas décadas — Senado Notícias

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), comentou, nesta quarta-feira (27), o levantamento do Instituto …