Audiência conjunta de conciliação em Alagoas resolve processos cível e criminal

Em uma iniciativa pioneira no Judiciário de Alagoas, a 2ª Vara Cível e a 4ª Vara Criminal de Palmeira dos Índios (AL) realizaram audiência conjunta de conciliação nessa quarta-feira (23/9). Foram reunidos dois processos, um cível e um criminal, envolvendo o mesmo conflito familiar. Ao final, as partes entraram em acordo e ambas as ações foram encerradas.

O conflito envolvia a partilha de um imóvel. No processo cível, houve decisão assegurando ao ex-marido a posse do bem. A ex-mulher, no entanto, teria ingressado no imóvel e pedido medida protetiva de distanciamento do ex-marido, que foi concedida pela 4ª Vara Criminal.

“Tínhamos, então, duas decisões conflitantes: uma cível, assegurando o direito do ex-marido de permanecer no imóvel, e uma criminal que mandava ele sair, para lá ficar a ex-esposa. A solução foi reunir todos em uma mesma audiência, para que pudéssemos ter uma visão global do conflito e resolvê-lo conjuntamente”, explicou o juiz André Parízio, da 2ª Vara Cível de Palmeira dos Índios.

O magistrado afirmou que essa cooperação entre um Juízo Cível e um Criminal é pouco usual, mas plenamente possível. “Se não fosse a cooperação entre os Juízos, o caso seria de difícil solução e, mesmo que se resolvessem os processos, o conflito familiar permaneceria.”

De acordo com o juiz Lucas Dória, da 4ª Vara Criminal, a atuação conjunta das unidades foi positiva. “Nós, das duas varas, imaginamos e dialogamos que seria possível projetar essa dimensão normativa [prevista no Código de Processo Civil] em conjunto com o campo penal. O resultado demonstra que a utilização desse instrumento foi proveitosa, pois resultou em um acordo construído pelas próprias partes.”

Fonte: TJAL

Fonte Oficial: https://www.cnj.jus.br/audiencia-conjunta-de-conciliacao-em-alagoas-resolve-processos-civel-e-criminal/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=audiencia-conjunta-de-conciliacao-em-alagoas-resolve-processos-civel-e-criminal.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

CNJ lança #BlocodoRespeito: campanha de conscientização contra o assédio no Carnaval

O Conselho Nacional de Justiça promove, de 3 a 17 de fevereiro, o #BlocoDoRespeito, uma …