Senadores acreditam em continuidade das sessões semipresenciais — Senado Notícias

Vários senadores acreditam que as sessões semipresenciais, realizadas nesta semana, podem continuar a acontecer. Eles fizeram uma avaliação positiva do esforço concentrado para a realização de sabatinas e votações secretas de indicados a cargos diplomáticos em embaixadas do Brasil no exterior, entre outras autoridades. As reuniões com a presença física dos parlamentares estavam suspensas desde março, quando foi decretado o estado de calamidade pública em razão da pandemia de coronavírus.

— O esforço concentrado valeu na medida em que nós conseguimos limpar a pauta, com votações de autoridades e medidas provisórias. Em síntese, o que é mais importante é que o Senado deu uma resposta altamente positiva, não só no esforço concentrado desta semana, como nas outras vezes em que houve votação de forma remota — avaliou o senador Jayme Campos (DEM-MT).

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, já sinalizou a possibilidade de agendar novas sessões semipresenciais para concluir as votações de indicados para exercer cargos em agências reguladoras, em um novo esforço concentrado que poderia ocorrer “daqui a vinte ou trinta dias”.

Na opinião de Veneziano Vital do Rêgo (PSB-PB), senador que se licenciou do cargo nesta semana, a continuidade das sessões semipresenciais estará garantida se forem seguidas todas as recomendações para evitar a propagação e o contágio da covid-19.

— Eu penso que, com esses cuidados, com todas as reconhecidas preocupações, nós poderemos fazer sessões semipresenciais, sim, até o final do ano, ressalvando os casos de senadores e senadoras que, por força das situações pessoais, não possam vir. O resultado desta semana já demonstra que a iniciativa do presidente Davi Alcolumbre foi extremamente feliz — disse Veneziano.

Para o senador Paulo Rocha (PT-PA), as sessões semipresenciais foram facilitadas com a possibilidade do registro dos votos em totens instalados no prédio do Senado (em diferentes locais, inclusive na garagem, para evitar aglomerações durante a votação).   

— Há condições para fazer outras sessões. No entanto, é preciso manter a disciplina do distanciamento, dos cuidados com o uso das máscaras, do álcool gel. E para aqueles que ainda sintam insegurança, acho que o totem acaba ajudando a resolver a questão — afirmou ele.

Incerteza

Para alguns senadores, porém, o cenário atual ainda é muito incerto para se cogitar uma data de retorno definitiva das atividades presenciais na Casa.

— Eu acho que vai depender de como a covid-19 se comporta. Porque isso aqui [o esforço concentrado desta semana] é semipresencial. Acho que a gente vai continuar ainda com as votações a distância. Mas, quando necessário, e esse é o papel do Congresso Nacional, a gente está aqui para deliberar e votar a favor do país — ressaltou a senadora Zenaide Maia (Pros-RN).

Enquanto isso, seguem no Plenário do Senado as sessões deliberativas remotas — especialmente para votar projetos relacionados ao enfrentamento da pandemia, como ocorreu nos últimos seis meses. Outras matérias importantes, como as que tratam do pacto federativo e da reforma administrativa, ainda devem aguardar uma definição sobre a crise na saúde pública para serem incluídas na pauta.

— Neste momento, nesta fase, as sessões semipresenciais serão chamadas em razão de votações específicas. Para as demais matérias, não há necessidade de sessões presenciais. É possível votar pelo sistema remoto como estávamos fazendo. Várias matérias foram votadas, deliberadas. Aliás, tem sido um ano extremamente produtivo aqui no Senado Federal [com as sessões virtuais] — declarou o senador Marcos Rogério (DEM-RO).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2020/09/24/senadores-acreditam-em-continuidade-das-sessoes-semipresenciais.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Pacheco comenta melhor avaliação do Congresso em duas décadas — Senado Notícias

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), comentou, nesta quarta-feira (27), o levantamento do Instituto …