Portaria disciplina acesso do público ao Fórum de Cuiabá (MT) a partir de segunda (28/9)

Para garantir a segurança sanitária dos cidadãos que terão acesso a sede do Fórum de Cuiabá (MT) a partir de segunda-feira (28/9), bem como dos operadores do Direito e servidores, colaboradores e magistrados que atuam no foro, o juiz diretor do Fórum da Comarca em substituição legal, Bruno D’Oliveira Marques, editou Portaria nº 025/2020-DF, que dispõe sobre terceira etapa do Plano de Retorno Programado às Atividades Presenciais (PRPAP) na comarca.

De acordo com o documento, a terceira etapa compreenderá, a princípio, o período de 30 dias (28/9 a 27/10). Será mantido o percentual máximo de 40% do quadro de servidores em regime de trabalho presencial nas unidades judiciárias ou administrativas, permanecendo o quantitativo remanescente a trabalhar em regime obrigatório de teletrabalho. A jornada de atividades também permanece das 13h às 19h.

O acesso do público externo será permitido das 14h às 18h, sendo facultado o atendimento perante os gabinetes, secretarias, unidades administrativas e serviços terceirizados complementares, respeitado as orientações de distanciamento social e etiqueta de higiene e prevenção ao contágio (lavagem das mãos e uso de máscaras).

A Diretoria do Fórum irá disponibilizar, no acesso principal do prédio, colaboradores para atendimento ao público externo, para auxílio e informações, explicando que o atendimento se dará preferência pelos meios tecnológicos disponíveis para atendimento remoto. Os casos estritamente necessários de acesso serão conduzidos a recepção de forma organizada para evitar aglomerações

A Portaria reforça que nos termos da Portaria-Conjunta nº 428/2020, não estão autorizados a terem acesso, nessa etapa, os reeducandos e processados perante o Juízo Criminal competente que estiverem em cumprimento de pena em regime aberto, semiaberto, liberdade condicional, ou de medida despenalizadora, como suspensão condicional do processo, pena ou transação penal.

O funcionamento da sala passiva será permitido, mas deverá ser reservada perante a Diretoria do Foro e utilizada nos termos do disposto no Provimento nº 15, de 10 de maio de 2020, da Corregedoria-Geral da Justiça de Mato Grosso.

Até o término da terceira etapa de retomada das atividades presenciais, a Diretoria do Fórum de Cuiabá avaliará as condições de implementação das novas etapas, mediante a adoção de medidas mais brandas ou mais severas, conforme se apresentem as condições necessárias de controle e disseminação do novo coronavírus, causador da Covid-19.

Prazos

O documento ainda disciplina a retomada do transcurso dos prazos processuais nos processos físicos e/ou híbridos, realizado em 21 de setembro. Os prazos processuais iniciados anteriormente à data de 17 de março de 2020 devem ser retomados a partir do prazo previsto no caput deste artigo e contabilizados pelo tempo igual ao que faltava para a sua complementação, nos termos do art. 221 do Código de Processo Civil.

A Portaria determina a retomada, pelos Gestores de Secretaria, do fluxo normal de cargas, devendo ser realizada normalmente a remessa de todos os feitos pendentes para o Ministério Público, Defensoria Pública e demais órgãos/entidades, independentemente de prévio agendamento.

Confira a portaria

Fonte: TJMT

Fonte Oficial: https://www.cnj.jus.br/portaria-disciplina-acesso-do-publico-ao-forum-de-cuiaba-mt-a-partir-de-segunda-28-9/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=portaria-disciplina-acesso-do-publico-ao-forum-de-cuiaba-mt-a-partir-de-segunda-28-9.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

CNJ dá início às aulas virtuais do curso Marco Legal da Primeira Infância

Com o objetivo de alcançar melhores resultados na realização de atividades voltadas à primeira infância, …