#TrabalhoRemotoTJSP – 1ª Vara Criminal de Avaré realiza sorteio virtual de jurados – AASP

Primeiro júri com trabalho parcialmente presencial na comarca.

Com o retorno gradual das atividades presenciais no Tribunal de Justiça de São Paulo, a 1ª Vara Criminal, Júri e Execuções Criminais de Avaré realizou, no último dia 22, o primeiro Tribunal do Júri. Todas as medidas de segurança e cuidados sanitários foram assegurados aos jurados, promotoria de Justiça, advogados e funcionários do Poder Judiciário.

O sorteio do corpo de jurados foi realizado de forma virtual pela ferramenta Teams, em que as 25 pessoas convocadas, o representante do Ministério Público, o advogado constituído, bem como o magistrado, se reuniram em uma sala virtual (cada qual em sua residência). Somente os sete sorteados aceitos pelas partes compareceram ao salão do Júri. Assim, evitou-se o deslocamento e aglomeração de pessoas que depois seriam dispensadas. No plenário todos utilizaram máscaras e tiveram álcool gel à disposição, bem como mantiveram uma distância segura.

De acordo com o juiz que presidiu os trabalhos, Leonardo Labriola Ferreira Menino, “toda equipe da 1ª Vara Criminal está trabalhando muito para tentar evitar aumento do acervo de feitos, sendo que estão empenhados na utilização de novas tecnologias para facilitar o andamento dos processos, inclusive com sorteio virtual de jurados, tal como realizado neste Júri”. Por sua vez, o promotor de Justiça Marcos Vieira de Godoy afirmou: “Realizamos o sorteio dos jurados de forma virtual, com a concordância das partes, permitindo que todos os direitos e garantias sejam obedecidos e, ao mesmo tempo, que não haja adiamento das sessões plenárias, respeitando a saúde de todos envolvidos e a exigência de célere julgamento dos casos. É demonstração de que o Poder Judiciário busca se adaptar às situações do dia a dia com o intuito de prestar o melhor serviço possível aos jurisdicionados”.

            O réu foi condenado por homicídio tentado a 10 anos de reclusão, em regime inicial fechado. O recurso da defesa está em tramitação.

Fonte: TJSP

Fonte Oficial: AASP.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

AASP reúne-se com Comissão de Precatórios da OAB SP – AASP

O Presidente da AASP, André Almeida Garcia, recebeu na tarde desta segunda-feira (25/3) a Comissão …