Amin e Kajuru cobram da Câmara votação de projetos sobre consignados e juros de cartão — Senado Notícias

Durante a sessão remota desta terça-feira (29), os senadores Esperidião Amin (PP-SC) e Jorge Kajuru (Cidadania-GO) cobraram da Câmara dos Deputados a votação de dois projetos de lei: um que suspende a cobrança de consignados e outro que limita as taxas de juros de cartão de crédito. Ambas as propostas já foram aprovadas pelo Senado. Os dois senadores criticaram o presidente da Câmara, Rodrigo Maia.

O PL 1.328/2020, projeto de lei de autoria do senador Otto Alencar (PSD-BA), prevê prazo de carência para o pagamento de empréstimos consignados. Esse texto aguarda votação na Câmara desde 22 de junho.

O outro texto à espera de votação na Câmara é o PL 1.166/2020, projeto de lei do senador Alvaro Dias (Podemos-PR) que limita as taxas de juros anuais de cartão de crédito e do cheque especial a 30% ao ano durante o estado de calamidade pública decorrente da pandemia de coronavírus.

Esperidião Amin criticou a forma como o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, tem conduzido a tramitação dos projetos enviados pelo Senado. Ele declarou que o PL 1.328/2020 é um “projeto típico da pandemia” e que os bancos já vêm permitindo a suspensão da cobrança de empréstimos consignados.

— O projeto diz respeito a milhões de pessoas. E repito: os bancos estão oferecendo, para novos empréstimos, quatro meses de carência ou mais. Então não há nenhuma razão sensata e publicável para que a Câmara dos Deputados não apresente, na sua pauta de trabalho, esse projeto de lei de autoria do senador Otto Alencar — protestou o senador.

Jorge Kajuru também criticou o presidente da Câmara.

— Esses projetos não serão votados enquanto na Câmara estiver como presidente Rodrigo Maia. Ele engaveta todo pedido que contraria banqueiros. E chego à conclusão que realmente nasceu no Brasil um novo banco privado, cujo nome é Banco Rodrigo Maia — afirmou Kajuru. ​

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2020/09/29/amin-e-kajuru-cobram-da-camara-votacao-de-projetos-sobre-consignados-e-juros-de-cartao.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

leis precisam ser atualizadas para melhorar recursos hídricos no DF — Senado Notícias

Pesquisadores e representantes de órgãos públicos defenderam, em audiência nesta quarta-feira (27), a atualização da …