Paim cobra do governo medidas para impedir destruição dos biomas nacionais — Senado Notícias

Em pronunciamento nesta terça-feira (29), o senador Paulo Paim (PT-RS) defendeu que o Estado brasileiro use as forças públicas para combater a destruição dos biomas por causa das queimadas e de ações do homem. 

O Pantanal, por exemplo, vive a maior tragédia das últimas décadas, disse o senador. Segundo ele, foram identificados mais de 15,5 mil focos de incêndio, que consumiram mais de 2,3 milhões de hectares e destruíram 15% do bioma. Para Paim, a dramaticidade da situação fica evidente diante da morte de animais, como jacarés, macacos, cobras, antas e araras-azuis, essa última, ameaçada de extinção.

— Esse bioma é uma das regiões do mundo de maior biodiversidade. São mais de 4,7 mil espécies de plantas e animais. Segundo o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), o fogo destruiu 85% do Parque Estadual Encontro das Águas, que possui em torno de 109 mil hectares. Um local de refúgio, inclusive de onças pintadas. Esse parque cobre uma área rica em cursos d’água e que apoiam a rica diversidade da fauna e da flora.

Em relação à Amazônia, Paim citou que o Inpe identificou 2 mil focos de incêndio na primeira semana de setembro deste ano. O número é 170% maior que o registrado no mesmo período do ano passado.

Situação semelhante vive o Cerrado, continuou o senador, ao lembrar que pelo bioma correm os principais rios brasileiros. Com uma área original de 204 milhões de hectares, cerca de 57% desse total já foram destruídos, disse.

— O processo de desmatamento avança em 1,5% ao ano, um índice considerado elevado. Precisamos de responsabilidade, de atitudes urgentes, de coragem de proibir isso. O Estado brasileiro, os governos não podem se omitir. O país precisa criar programa de preservação. Se nada for feito, em poucos anos, não teremos mais nada desses biomas.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2020/09/29/paim-cobra-do-governo-medidas-para-impedir-destruicao-dos-biomas-nacionais.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Projeto triplica vagas do Programa Jovem Senador e inclui diversidade na seleção — Senado Notícias

O senador Paulo Paim (PT-RS) apresentou um projeto de resolução que aumenta de 27 para …