representantes do Senado debatem prevenção do câncer de mama — Senado Notícias

O lançamento da campanha do Outubro Rosa no Congresso Nacional reuniu virtualmente, na noite desta quinta-feira (1º), parlamentares do Senado e da Câmara dos Deputados para discutir a importância da conscientização e da prevenção ao câncer de mama e de colo de útero. O evento, que foi transmitido ao vivo pela TV Câmara, pode ser visto por este link.

A senadora Zenaide Maia (Pros-RN), presidente da Comissão Mista de Combate à Violência contra a Mulher, destacou que, além de números e estatísticas, é necessário disseminar conhecimento e informações acessíveis sobre o tema. Ela parabenizou o trabalho de duas convidadas do evento: a doutora Maira Caleffi, da Federação das Entidades Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama); e Joana Jeker, presidente da Associação de Mulheres Mastectomizadas de Brasília (Recomeçar).

— Alegro-me quando encontro, mesmo que virtualmente, mulheres que participam de instituições como a Recomeçar e a Femama. É fundamental a atuação da sociedade civil para se criar leis capazes de construir políticas públicas que garantam a vida e os direitos das pacientes. A doença não apenas com a mama, mas com o coração, a mente, a alma e toda a família das pacientes — declarou .

A diretora-geral do Senado, Ilana Trombka, compartilhou com os participantes do encontro uma experiência pessoal: a perda da mãe, que foi acometida pelo câncer de mama.

— Era algo que poderia ter sido evitado por exames. Dou meu testemunho de como a prevenção é fundamental para salvar vidas. Coloco a diretoria do Senado à disposição das senhoras e tenho certeza de que muitas vidas já foram poupadas pelas ações do Congresso — disse Ilana.

Convergência

A deputada federal Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO), coordenadora-geral da Bancada Feminina na Câmara, foi a mediadora da discussão. Representantes de campos opostos no espectro político, como as deputadas federais Erika Kokay (PT-DF) e Bia Kicis (PSL-DF), convergiram, em suas falas, sobre a importância de se ampliar o debate sobre oo assunto na Câmara e no Senado.

Homenagem

O Congresso Nacional passou a ser iluminado de rosa na noite desta quinta-feira, em homenagem ao Outubro Rosa, campanha mundial que visa alertar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo de útero. O tema da campanha neste ano é “Na luta contra o câncer de mama”. A iniciativa da iluminação foi do senador Sérgio Petecão (PSD-AC), que, por sua vez, atendeu a um pedido da Procuradoria Especial da Mulher e do Instituto Oncoguia.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2020/10/01/outubro-rosa-representantes-do-senado-debatem-prevencao-do-cancer-de-mama.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

CCJ sabatina Kassio Nunes Marques, indicado para o STF — Senado Notícias

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) sabatina nesta quarta-feira (21) o desembargador Kassio Nunes …