Davi prorroga MP que permite venda de partes da Caixa até dezembro de 2021 — Senado Notícias

O presidente da Mesa do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre, prorrogou por 60 dias a Medida Provisória (MP) 995/2020, que permite à Caixa Econômica Federal criar novas subsidiárias, com a abertura de capital próprio. O ato foi publicado no Diário Oficial da União desta sexta-feira (2).

De acordo com a Secretaria-Geral da Presidência da República, a MP é o primeiro passo para a alienação de ativos da Caixa, que pretende diminuir a atuação em setores como o mercado de seguros e outros não estratégicos. Se aprovada pelo Parlamento, a medida levará à reestruturação da instituição até dezembro de 2021 e permitirá o acesso a fontes adicionais de financiamentos, com a possibilidade de alienação de ativos e a realização de Ofertas Públicas Iniciais (IPOs).

Ainda segundo o governo, a reestruturação não afetará a atuação da Caixa em políticas públicas estratégicas, como o Bolsa Família, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e o financiamento imobiliário.

Vacina

Davi também estendeu por 60 dias a MP 994/2020, que abre crédito extraordinário de R$ 1,9 bilhão para o Ministério da Saúde. A medida viabiliza recursos para a produção de vacina contra a covid-19. O ato também foi publicado nesta sexta-feira.

A vacina está sendo desenvolvida pelo laboratório AstraZeneca, em parceria com a Universidade de Oxford, do Reino Unido. Um acordo com a Fundação Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz) vai permitir a transferência de tecnologia na formulação, envase e controle de qualidade da substância. A meta inicial é a garantia 100 milhões de doses para o Brasil. 

O acordo prevê o início da produção da vacina no Brasil para dezembro deste ano e garante domínio tecnológico para que o país tenha condições de produzir a vacina de forma independente.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2020/10/02/davi-prorroga-mp-que-permite-venda-de-partes-da-caixa-ate-dezembro-de-2021.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Senado cria Comenda Chico Xavier para premiar ações de caridade e filantropia — Senado Notícias

O Plenário do Senado aprovou, nesta quarta-feira (21), o Projeto de Resolução do Senado (PRS) …