Senadores comemoram os 32 anos da Constituição — Senado Notícias

A Constituição foi promulgada há 32 anos, em 5 de outubro de 1988, após 20 meses de instalação da Assembleia Nacional Constituinte, responsável pela elaboração do documento. A data foi lembrada por diversos senadores, que destacaram a importância da nova Carta, que consolidou a transição da ditadura militar para a democracia, ocorrida no governo José Sarney.

Deputado constituinte, o hoje senador Paulo Paim (PT-RS) disse considerar a Constituição Cidadã de 1988 uma das cartas sociais mais avançadas do mundo. Para o senador, por meio do diálogo, foi possível alcançar o que classificou como “plenitude da cidadania”.

— Digo com orgulho, eu estava lá. É instrumento que garante dignidade humana: liberdade, integridade, solidariedade e igualdade. Acreditar no Brasil é defender a Constituição. É dizer não aos retrocessos antidemocráticos — afirmou à Agência Senado.

Também constituinte, o senador Alvaro Dias (Podemos-PR) destacou em sua postagem o termo “Constituição Cidadã”, criado pelo presidente da Assembleia Nacional Constituinte, Ulysses Guimarães (1916-1992), por ocasião da promulgação da nova Carta pelo Congresso Nacional. O senador, contudo, defende a regulamentação de diversos dispositivos do texto constitucional em vigor.

“Nossa Constituição, ao ser promulgada, proporcionou muitos avanços em relação às liberdades democráticas e aos direitos e deveres sociais, além de ter se configurado, naquele momento, como um ponto de partida que garantiu maior inclusão social no país. Entretanto, o Congresso Nacional ainda precisa regulamentar diversos artigos do texto. Nesse sentido, considero fundamental aprovarmos reformas essenciais para que outros avanços sejam oferecidos ao conjunto da população, assim como a consagração de direitos e defveres que permitam que a Constituição represente de fato a vontade política da sociedade rumo às mudanças”, postou Alvaro Dias.

O senador Fernando Collor (Pros-AL), primeiro presidente eleito por voto direto após o regime militar (1989), registrou que teve a honra de participar dessa trajetória política como o presidente da redemocratização, “o primeiro eleito pelo voto popular direto desde 1960, o primeiro eleito sob a égide da nova Constituição democrática do país, o mais jovem presidente em toda a história do Brasil”. Fernando Collor destacou ainda que a atual Constituição é o texto fundador deste que é o mais longo período democrático na história do país.

“Em 1990, assumi a Presidência com o compromisso de tirar do papel os importantes anseios da sociedade consagrados no texto constitucional. Foi assim que trabalhamos para implementar o SUS [Sistema Único de Saúde], criar o Código de Defesa do Consumidor, acabar com privilégios injustificáveis, abrir a economia, promover a reinserção soberana do Brasil no concerto das nações e consolidar a democracia, entre várias outras iniciativas. A Constituição não é perfeita, claro. Mas sua vitalidade advém da permanente atualização e adaptação às condições sociais. Dentro dos limites dos direitos humanos, ela deve refletir o consenso social democrático em torno do que somos e queremos ser como sociedade e como país”, postou Fernando Collor.

O senador Fabiano Contarato (Rede-ES) afirmou que a Constituição trouxe liberdade, dignidade e justiça social ao país.

“Temos ódio à ditadura. Ódio e nojo, disse Ulysses Guimarães ao promulgar, há exatos 32 anos, a Constituição que removeu o entulho autoritário e restaurou a democracia no Brasil. Mais do que nunca, é preciso defender esta Carta de liberdade, dignidade e justiça social do país”, postou Fabiano Contarato.

Por sua vez, o senador Dário Berger (MDB-SC) destacou que o Brasil viveu um dia histórico em 5 de outubro de 1988, e que a Constituição Cidadã tornou-se o principal símbolo do processo de redemocratização nacional. “Certamente nossa Carta Magna não é perfeita, mas representa um avanço civilizatório”, postou Dário Berger.

Os 32 anos da nova Carta também foi saudado pelo senador Elmano Férrer (PP-PI). Em sua postagem, ele destacou que a Constituição Cidadã representa um grande avanço na garantia dos direitos individuais e coletivos.

Já o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) afirmou que o 5 de outubro foi um “divisor de água para o nosso país, a democracia nos fez livres e a CF consolidou isso”. Ele também destacou fala de Ulysses Guimarães pronunciada por ocasião da promulgação da Carta: “A Constituição certamente não é perfeita. Discordar, sim. Afrontá-la, nunca. Traidor da Constituição é traidor da pátria!”.

O senador Humberto Costa (PT-PE) também registrou os 32 anos da Constituição, mas avaliou que ela nunca esteve tão ameaçada: “É o autoritarismo, são os ataques aos direitos, são aqueles que a querem submetê-la aos seus desmandos e devolver o país à terrível ditadura a que ela pôs fim”, postou Humberto Costa.

 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2020/10/05/senadores-comemoram-os-32-anos-da-constituicao.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

PEC sobre drogas deve ser votada em primeiro turno depois do feriado — Senado Notícias

A proposta de emenda à Constituição sobre drogas deve ser votada em primeiro turno no …