Eleições 2020: Justiça Eleitoral de Alagoas cria núcleo de enfrentamento à desinformação

Com a finalidade de enfrentar os efeitos negativos provocados pela desinformação à imagem e credibilidade da Justiça Eleitoral, à realização das eleições e aos envolvidos, o Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL) instituiu, no final de setembro, o Programa de Enfrentamento à Desinformação nas Eleições. Também foi criado o Núcleo de Enfrentamento à Desinformação, composto por integrantes da Justiça Eleitoral e de órgãos externos, como Polícias Federal, Civil e Militar, Procuradoria Regional Eleitoral, Ordem dos Advogados do Brasil e Sindicato dos Jornalistas.

“Nas últimas eleições a Justiça Eleitoral sofreu impactos negativos com a disseminação de notícias falsas e de opiniões desfavoráveis pela internet, especialmente em razão do contexto de dúvidas em relação à segurança e confiabilidade do voto eletrônico. Atualmente, vivemos um contexto de muita desinformação e, sobretudo, de desconfiança em relação às instituições públicas e é por isso que precisamos nos unir a instituições para o enfrentamento desses efeitos negativos”, explica o presidente do TRE-AL, desembargador Pedro Augusto Mendonça de Araújo.

O crescente uso da internet e das redes sociais como plataformas para apresentação do debate político e de propagandas positivas e negativas, mediante a propagação de notícias para influenciar a consciência coletiva a respeito de matérias de grande relevância, também foi um fator que determinou a instituição do Programa de Enfrentamento à Desinformação nas Eleições.

O Programa será desenvolvido e executado em atenção aos seguintes eixos temáticos: organização interna (integração e coordenação dentro da estrutura organizacional da Justiça Eleitoral), contenção à desinformação, identificação e checagem da desinformação, aperfeiçoamento de recursos tecnológicos e a atuação do Núcleo de Enfrentamento à Desinformação.

Fonte: TRE-AL

Fonte Oficial: https://www.cnj.jus.br/eleicoes-2020-justica-eleitoral-de-alagoas-cria-nucleo-de-enfrentamento-a-desinformacao/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=eleicoes-2020-justica-eleitoral-de-alagoas-cria-nucleo-de-enfrentamento-a-desinformacao.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Programa Fazendo Justiça inicia processo de pactuação com Tribunal de Sergipe

O Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE) foi o primeiro a participar das reuniões técnicas …