AL: Sistema Hércules de inteligência artificial é finalista em prêmio nacional

O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) é finalista no “Prêmio Inovação – Judiciário Exponencial”, com o software Hércules, que identifica petições repetitivas por meio de inteligência artificial, trabalho que, realizado por humanos, pode levar meses. O Tribunal concorre na categoria Prestação de Serviços, que busca premiar iniciativas de inovação tecnológica ou de processos voltados para o provimento de informações e serviços para a sociedade, ou externos à instituição. A cerimônia de premiação será durante o congresso Expojud, no dia 13 de outubro, a partir das 14h.

Com a assertividade acima de 95%, o primeiro robô do Judiciário alagoano já analisou mais de 10 mil petições intermediárias da 15ª Vara Cível – Fazenda Municipal. O TJAL pretende utilizá-lo nas outras unidades cíveis do estado e atualmente está em fase de implantação na 30ª Vara Cível.

O Hércules agrupa petições semelhantes em uma fila específicas, de forma a criação de despachos ou outros procedimentos necessários podem ser automatizados. Assim, os servidores ficam livres para ajudar na atividade-fim do Judiciário, agilizando os julgamentos de processos.

O sistema do TJAL concorre com uma ferramenta de inteligência artificial desenvolvida pelo Supremo Tribunal Federal (“Victor”) e outra do Conselho Nacional de Justiça em parceria com o Tribunal de Justiça de Rondônia (Plataforma Sinapses). Também disputam o prêmio iniciativas da JFES, JFRN, MPPE, MPRJ, TJDFT e TJMT.

Expojud

A 3ª edição do Expojud, Congresso de Inovação, Tecnologia e Direito para o Ecossistema da Justiça, começa no dia 13 de outubro, às 8h30, e segue até dia 16, em formato 100% on-line e gratuito. Ao todo, serão realizadas mais de 50 palestras com grandes nomes do Ecossistema de Justiça no Brasil. Confira a programação e outras informações no site https://www.expojud.com/.

Fonte: TJAL

Fonte Oficial: https://www.cnj.jus.br/al-sistema-hercules-de-inteligencia-artificial-e-finalista-em-premio-nacional/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=al-sistema-hercules-de-inteligencia-artificial-e-finalista-em-premio-nacional.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Plano Sanitário é testado com sucesso na eleição simulada em Lima Campos (MA)

Em 16 de outubro, o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) realizou na cidade de …