Lasier e Girão pedem urgência para projeto que acaba com voto secreto na eleição da Mesa — Senado Notícias

Durante as votações em Plenário remoto nesta terça-feira (6), os senadores Lasier Martins (Podemos-RS) e Eduardo Girão (Podemos-CE) pediram a votação do projeto de resolução que institui o voto aberto nas eleições da Mesa Diretora do Senado Federal.

De autoria de Lasier, o PRS 53/2018 torna obrigatório o voto ostensivo nas eleições para todos os cargos da Mesa (presidente, vice-presidentes, secretários e suplentes) e para presidente e vice das comissões permanentes da Casa. Ele disse que o requerimento pedindo a urgência será apresentado com as assinaturas de 22 senadores.

—Quando assumiu, Davi disse que acabaria com o sigilo. O voto para presidente da Casa não precisa ser secreto. Que o presidente Davi Alcolumbre coloque em votação o mais breve possível para que tenhamos voto aberto na eleição de fevereiro do ano que vem — disse Lasier.

Em seguida, Eduardo Girão apoiou o pleito do colega e afirmou que o voto aberto “é um desejo da sociedade brasileira legítimo”. Para ele, será positivo para a democracia o Senado ser mais transparente. 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2020/10/06/lasier-e-girao-pedem-urgencia-para-projeto-que-acaba-com-voto-secreto-na-eleicao-da-mesa.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Senadores destacam a importância do servidor público para a administração — Senado Notícias

Nesta quarta-feira, 28 de outubro, comemora-se o Dia do Servidor Público. A data foi criada …