Senadores pedem respeito ao Estatuto da Criança e do Adolescente — Senado Notícias

Ao celebrar o Dia das Crianças, comemorado no dia 12 de outubro, senadoras e senadores destacaram nas redes sociais a necessidade de respeito ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A Lei 8.069/1990, que criou esse estatuto, completou 30 anos de existência.

Paulo Paim (PT-RS) disse que, com esse estatuto, o Brasil possui um dos instrumentos mais eficazes para a defesa dos direitos humanos da criança, com reconhecimento internacional. Ele ressaltou que “o Estatuto da Criança e do Adolescente precisa ser respeitado pelos governos — federal, estaduais, municipais — e colocado em prática na sua totalidade”.

Randolfe Rodrigues (Rede-AP) declarou em suas redes sociais que “o trabalho infantil ainda é um câncer em nossa sociedade e é resultado também dos ataques ao ECA e do não investimento em políticas públicas para o público infanto-juvenil. Um Dia das Crianças feliz é um dia em que possamos comemorar a erradicação do trabalho infantil e de todo tipo de violência contra as crianças. Feliz Dia Das crianças é investir adequadamente no Fundeb, e não desviar recursos para outras ‘prioridades’”. Rogério Carvalho (PT-SE) também se mostrou preocupado com o trabalho infantil, e espera que o ECA seja cumprido. “Infelizmente, cenas de criança em trabalho infantil, crianças pedindo esmolas e morando na rua, voltaram a assombrar nosso país. Lugar de criança é na escola, estudando e preparando o seu e o futuro desta nação”.

Lasier Martins (Podemos-RS), por sua vez, defendeu o acesso ao ensino público de qualidade. “Neste Dia das Crianças, desejo que todas tenham acesso a ensino público de qualidade, para que possamos viver o mundo tão sonhado por todos nós”.

Jaques Wagner (PT-BA) salientou o compromisso com a preservação do meio ambiente. “Cuidar da infância e proteger o meio ambiente são deveres da nossa geração com o mundo e a humanidade. Esse é o compromisso que devemos reforçar neste Dia das Crianças, trabalhando para que elas tenham proteção integral e seus direitos garantidos. Toda criança precisa de condições dignas para viver, brincar, estudar e aproveitar sua infância de forma plena e segura. Um feliz dia para todas as crianças baianas e brasileiras”.

Fotos antigas

Muitas pessoas compartilham fotos antigas no Dia das Crianças. Foi o caso do senador Romário (Podemos-RJ), que compartilhou uma foto sua quando criança e escreveu: “Dia de relembrar que esse garotinho aí, cheio de sonhos, nem imaginava aonde ia chegar. Ter o apoio e o amor dos meus pais foi fundamental para me tornar o homem que sou hoje. ”

O senador Angelo Coronel (PSD-BA) também compartilhou uma foto sua da infância. “Quando vejo essa foto, lembro com muito orgulho de toda a trajetória até aqui. Hoje é dia de relembrar da nossa infância, dos nossos sonhos, da importância do apoio dos nossos pais e familiares na nossa formação e olhar para o futuro.”

Weverton Rocha (PDT-MA) também lembrou da importância da presença dos pais na vida das crianças. “O maior presente que você pode dar nesse dia das crianças é a sua presença. Brinque, divida, conte histórias, participe da vida dos pequenos. Juntos, criaremos um mundo mais humano e solidário.”

Também celebraram a data, entre outros, a senadora Zenaide Maia (Pros-RN) e o senador Plínio Valério (PSDB-AM).

Nossa Senhora Aparecida

Os parlamentares também celebraram nas redes sociais o Dia da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, também comemorado em 12 de outubro. “Que nestes tempos difíceis, Maria, com sua compaixão e amor de mãe, volte seu olhar ao nosso povo e interceda por nós. Viva Nossa Senhora da Conceição Aparecida”, escreveu o senador José Serra (PSDB-SP). “Que Nossa Senhora abençoe nossas crianças com alegria, saúde e paz”, desejou o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE). “Hoje é dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, mãe que abençoa e protege nossa nação”, agradeceu o senador Elmano Férrer (PP-PI).

“Nossa Senhora de Aparecida é a padroeira do Brasil e hoje [segunda-feira, 12] é o dia de homenageá-la. Independentemente de religião, nosso pai todo poderoso é um só. Que nossa nação seja abençoada e amparada sempre”, publicou o senador Eduardo Braga (MDB-AM). “Celebramos hoje [segunda-feira, 12] o dia de Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil, a quem agradecemos à vida e a quem pedimos proteção para todos os brasileiros, especialmente para as nossas crianças, que também comemoram hoje o seu dia”, publicou o senador Temário Mota (Pros-RR). Por sua vez, o senador Dário Berger (MDB-SC) fez a seguinte publicação: “Na cabeceira da cama, a imagem de Nossa Senhora Aparecida. Costumo diariamente agradecer e pedir proteção. Hoje [segunda-feira, 12] não foi diferente. Que a padroeira do Brasil abençoe esse país!”.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2020/10/13/senadores-pedem-respeito-ao-estatuto-da-crianca-e-do-adolescente.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Sessão vai homenagear os médicos brasileiros na próxima segunda-feira — Senado Notícias

O Senado promove Sessão Especial remota na próxima segunda-feira (26), às 14h30, para homenagear os …