TJDFT – Covid-19: Turma mantém decisão que validou decreto de reabertura do comércio no DF – AASP

A 8ª Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios – TJDFT, por unanimidade, manteve a decisão proferida pelo relator e determinou validade do Decreto Distrital n.º 40.939/2020, que trata das medidas de enfrentamento da pandemia do coronavirus e estabelece regras para a reabertura do comércio e outras atividades.

O colegiado entendeu que atualmente a média de mortes e internações está caindo no DF e não há razão para interferência do Judiciário. “De fato, com a suspensão da liminar proferida na Ação Popular, as atividades comerciais retornaram no Distrito Federal e, atualmente, no mês de outubro de 2020, a média móvel de mortes e de internação em Unidades de Terapia Intensiva vem caindo, fato este público e notório. Portanto, não há razões de ordem jurídica para a interferência do Poder Judiciário em seara típica do Poder Executivo no controle da Pandemia do novo coronavírus.”

O recurso decorre de ação ajuizada por populares, na qual os autores alegaram a nulidade da norma diante da incompatibilidade da reabertura das atividades econômicas com a situação de pandemia do vírus SARS-CoV-2 e possível sobrecarga do Sistema de Saúde. Na época, o pedido de liminar foi acatado pelo magistrado de 1a instância, que afastou a vigência do mencionado decreto.

Contra a decisão, o DF interpôs recurso com pedido de urgência. O desembargador relator deferiu o pedido do DF e afastou a liminar que havia suspendido a vigência do decreto. Na sequência, o recurso foi apreciado pelo órgão colegiado, que teve o mesmo entendimento do relator que confirmou a validade do decreto.

Pje2: 0722106-45.2020.8.07.0000

Fonte: TJDFT

Fonte Oficial: AASP.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Instituído Protocolo de Retomada dos Serviços Presenciais do TRT-18. Retorno preliminar ocorrerá a partir de 3/11 – AASP

Por meio de Portaria, o Presidente do TRT-18 instituiu nesta quinta-feira, 29/10, o Protocolo de Retomada dos …