TJDFT lança Cartório 4.0: projeto de modernização das atividades cartorárias – AASP

Com o lançamento do Laboratório de Inovação do TJDFT – Aurora, no dia 2/10, nasceu também o Cartório 4.0 – primeiro grande projeto do Aurora. O objetivo é desenvolver soluções inovadoras para a tramitação dos processos judiciais, a partir da modernização, padronização e automação das atividades cartorárias, com intuito de melhorar a experiência do usuário e conferir mais qualidade aos serviços prestados à população.

Conforme explica o Juiz-assistente da Presidência do TJDFT e Coordenador do Aurora, Jayder Ramos de Araújo, a ideia é contar com auxílio da máquina naquilo que é trivial, nos processos manuais exaustivos, e “evoluir para um modelo no qual nós humanos sejamos mais requisitados para aquilo que é mais nobre, que é atividade pensante, criativa, para que a gente possa ter tempo para expressar nossa sensibilidade e prestar uma jurisdição de qualidade”.

O Cartório 4.0 foi desenvolvido com base nas seguintes premissas: integração de serviços e informações de forma a democratizar o acesso à justiça; segurança, proteção, integridade e privacidade de dados e informações; serviços intuitivos para melhorar experiência do usuário com o sistema de Justiça; e interatividade, ou seja, serviços conectados, disponíveis a qualquer hora em qualquer dispositivo.

Para tanto, será realizado diagnóstico interno com intuito de identificar a atividade cartorária que representa maior desafio para o Tribunal na evolução para era digital. A partir dos dados coletados, por meio de consulta a magistrados e servidores da área finalística do TJDFT, serão realizadas pesquisas, entrevistas e trabalho de campo para definição da atividade a ser priorizada.

Com a atividade definida, o foco será o desenvolvimento da solução a partir da realização de oficinas de ideação, prototipação e testes para definir a solução mais efetiva e implementá-la. A ideia é que todo processo seja realizado de forma democrática e colaborativa com foco no usuário final, o cidadão.

Fonte: TJDFT

Fonte Oficial: AASP.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Os desafios da maternidade são debatidos em painel do Mês da Mulher AASP – AASP

Discussão trouxe uma importante reflexão sobre maternidade, carreira e vida pessoal. ­ Em comemoração ao …