Iniciativas sobre biometria garantem dois prêmios ao Tribunal Eleitoral do Ceará

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) é o vencedor de duas categorias no 18º Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça. O projeto “Cordel da Biometria” venceu na categoria Mídia Social e na Campanha Institucional de Interesse Público com o projeto “Biometria Tricolor”, feito em parceria com a equipe de marketing do Fortaleza Esporte Clube.

O prêmio reconhece os melhores trabalhos realizados pelas assessorias de comunicação dos órgãos do sistema de Justiça brasileiro e foi entregue na sexta-feira (16/10), no encerramento virtual do 18º Congresso Brasileiro de Assessores de Comunicação da Justiça (Conbrascom). Com a premiação, a Assessoria de Imprensa, Comunicação Social e Cerimonial do TRE-CE alcança um feito inédito em sua história.

Ao todo, foram 199 trabalhos inscritos entre 13 categorias. Em Mídia Social, o TRE-CE concorreu com mais 26 trabalhos. Já na categoria de Campanha Institucional de Interesse Público, foram 22 projetos participantes. As duas categorias foram as mais disputadas em número de inscritos. O concurso contou com a participação de 43 instituições que integram o Sistema de Justiça de todo o Brasil.

“Os dois projetos foram desenvolvidos no momento mais desafiador da comunicação da Justiça Eleitoral no Ceará até agora. Na campanha de cadastramento biométrico, buscamos estratégias de divulgação, engajamento e convencimento dos eleitores, especialmente, os de Fortaleza, para a necessidade de comparecimento aos postos de atendimento. Nos dois cases, procuramos trabalhar a inovação e a empatia. Foi lindo ver o envolvimento da equipe e a parceria de sucesso com o Fortaleza Esporte Clube, a quem externo nossa gratidão por todo o apoio. Nossos agradecimentos também à gestão do TRE-CE pela confiança”, comemora a assessora de comunicação Aline Martins.

Biometria Tricolor

O TRE-CE procurou o time do Fortaleza para desenvolver em conjunto campanha voltada aos torcedores do Leão. O projeto Biometria Tricolor consistiu em abordagem aos torcedores/eleitores nas redes sociais do Fortaleza Esporte Clube e ação em jogo do Campeonato Brasileiro. Com base no conceito “para identificar, só o nome não basta”, foram desenvolvidas diversas ações.

Na madrugada do dia 1º de novembro de 2019, foi retirada toda a identidade visual do clube, nas redes sociais, despertando a curiosidade da torcida, que reagiu instantaneamente. Na revelação, foi mostrado que só o nome não é suficiente para identificar algo. Também foi reforçado o conceito com filmes que mostravam o nome verdadeiro dos jogadores, normalmente, conhecidos pelo apelido.

A campanha contou ainda com ação, no dia 2 de novembro de 2019, no jogo do Campeonato Brasileiro entre Fortaleza e Atlético Mineiro, em que a escalação do time local, exibida nos telões do estádio Castelão e narrada, foi feita com os nomes verdadeiros dos jogadores e, na imagem, o verso de um RG. As ações tiveram custo zero, pois foram utilizadas redes sociais e a estrutura do estádio no dia do jogo.

Cordel da Biometria

Com o mote “Não deixe o cadastramento biométrico para a última hora” e muito talento, a secretária da Corregedoria eleitoral e cordelista, Cecília Arruda, elaborou versos e rimas para contar uma estória engraçada e importante. O vídeo Cordel da Biometria ganhou a narração da coordenadora de administração do cadastro eleitoral, Lorena Belo. O material circulou nas mídias sociais do tribunal e mostrou que o regional e o universal caminham juntos.

Fonte: TRE-CE

Fonte Oficial: https://www.cnj.jus.br/iniciativas-sobre-biometria-garantem-dois-premios-ao-tribunal-eleitoral-do-ceara/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=iniciativas-sobre-biometria-garantem-dois-premios-ao-tribunal-eleitoral-do-ceara.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Plantão extraordinário impede pagamento de horas extras na Justiça de Alagoas

Os servidores do Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas (TJAL) vinculados aos programas “Gabinete …