Centro de Inteligência vai buscar resoluções ágeis de processos judiciais

Identificar demandas repetitivas na Justiça e propor a replicação de julgamento paradigma dessas causas é um dos papeis do Centro de Inteligência do Poder Judiciário (CIPJ) e da Rede de Centros de Inteligência do Poder Judiciário. A criação do CIPJ no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) foi aprovada nesta terça-feira (20/10), durante a 320ª Sessão Ordinária.

“A ideia é estimular a resolução adequada de conflitos massivos desde a origem e, assim, combater a judicialização indevida”, afirmou o presidente do CNJ, ministro Luiz Fux, relator do processo nº 0008502-54.2020.2.00.0000. O Centro de Inteligência vai monitorar ações judiciais para identificação de demandas estratégicas, repetitivas e de massa – ou ainda com potencial de repetitividade.

Com esse monitoramento, o CIPJ vai propor políticas de atuação resolutiva para enfrentar, de forma preventiva, as principais causas geradoras do litígio, com possível mediação e encaminhamento de eventual solução de forma mais ágil. “O Centro vai garantir decisões judiciais mais estáveis, o que dá o conforto de previsibilidade aos jurisdicionados e melhora o ambiente de negócios no país, que passa a gozar de maior confiabilidade.”

O ministro observou que, além do auxílio na gestão do sistema de precedentes, os Centros têm função importante de identificar e canalizar soluções administrativas para demandas de massa ou repetitivas, que começam a aportar nas varas judiciais. “Exemplo recente e de grande importância é a vasta gama de questões ligadas à pandemia. Nesta seara, cada centro local terá atuação destacada, que poderá ser apoiada pelos outros centros da rede, bem como dos Centros dos Conselhos Federal e do Trabalho.”

Jeferson Melo
Agência CNJ de Notícias

Reveja a 320ª Sessão Ordinária no canal do CNJ no YouTube

Fonte Oficial: https://www.cnj.jus.br/centro-de-inteligencia-vai-buscar-resolucoes-ageis-de-processos-judiciais/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=centro-de-inteligencia-vai-buscar-resolucoes-ageis-de-processos-judiciais.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

CNJ lança #BlocodoRespeito: campanha de conscientização contra o assédio no Carnaval

O Conselho Nacional de Justiça promove, de 3 a 17 de fevereiro, o #BlocoDoRespeito, uma …