Conselho de Ética envia representação contra Chico Rodrigues para Advocacia do Senado — Senado Notícias

O presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar do Senado, Jayme Campos (DEM-MT), informou que pediu à Advocacia do Senado que analise a representação dos partidos Cidadania e Rede Sustentabilidade contra o senador Chico Rodrigues (DEM-RR). 

Segundo Jayme Campos, não há prazo regimental estabelecendo prazo para que os advogados se manifestem.

— Contudo, é bom que se esclareça que a Resolução nº 7 da Mesa Diretora impede as reuniões presenciais das comissões. Portanto, para que seja dado prosseguimento ao parecer da Advocacia do Senado é preciso revogar tal resolução. Caso contrário, estaremos impossibilitados de nos reunirmos. Não só o Conselho de Ética, mas as demais comissões do Senado. Esse é o rito processual que temos de observar — explicou. 

Jayme Campos confirmou que sugeriu a Chico Rodrigues que solicite uma licença regimental, inclusive para acabar com um possível entendimento de que Chico Rodrigues poderia atrapalhar as apurações e o andamento dos trabalhos se continuar no exercício do mandato. 

— Foi apenas uma sugestão. Cabe a ele tomar a decisão. Como presidente do Conselho de Ética, cabe a mim cumprir o rito processual, o que é minha obrigação — afirmou. 

Desvid-19

Chico Rodrigues foi alvo da Operação Desvid-19, realizada pela Polícia Federal (PF) e a Controladoria-Geral da União (CGU) para investigar desvios de recursos públicos, provenientes de emendas parlamentares, que deveriam ser destinados ao combate da pandemia de covid-19. Durante uma operação de busca e apreensão em Boa Vista, os agentes encontraram grande volume de dinheiro em espécie em posse do senador.

Logo após a operação, Chico Rodrigues pediu dispensa da função de vice-líder do governo Jair Bolsonaro no Senado. E, nesta segunda-feira, pediu dispensa do Conselho de Ética do Senado e também da comissão mista que acompanha as ações do governo contra a covid-19, da qual era suplente. 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2020/10/19/conselho-de-etica-envia-representacao-contra-chico-rodrigues-para-advocacia-do-senado.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Plenário poderá debater queimadas na Amazônia e no Pantanal — Senado Notícias

O Senado poderá fazer sessão temática com o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, e especialistas …