Começa nesta quinta (22) o webinar "Cortes Supremas, Governança e Democracia" – STF

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, e o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, apresentam, nesta quinta-feira (22), às 9h, a conferência de abertura do webinar internacional “Cortes Supremas, Governança e Democracia: Contribuições da Sociedade Civil para o Aprimoramento da Governança do Supremo Tribunal Federal”. O evento, realizado pelo STF em parceria com o Brazilian Studies Programme de Oxford (EUA), um projeto do Centro Latino-Americano (Latin American Centre – LAC), prossegue até sexta-feira- (23). O encontro terá a participação de especialistas nacionais e internacionais que estudam, pesquisam ou atuam diretamente com esses temas.

A ideia é a de promover discussões atuais sobre Cortes Supremas, Governança Judicial e Democracia com a comunidade acadêmica nacional e internacional, relevantes atores públicos e a sociedade civil. Especialmente para o evento, foi criado um hotsite, uma página hospedada no site oficial do STF, com todas as informações sobre a programação, palestrantes confirmados, horários dos painéis e referências bibliográficas relacionadas às diversas temáticas.

Participação de cidadãos

O hotsite traz ainda um espaço para a coleta de opiniões sobre o conteúdo debatido, possibilitando a participação de grupos sociais, organizações não governamentais, clínicas e núcleos de direitos humanos de universidades, associações profissionais e demais interessados em interagir com o STF neste evento, que podem enviar suas contribuições e comentários.

O objetivo é que, com a participação de diversos segmentos da sociedade, seja possibilitada a escuta ativa em relação às múltiplas perspectivas, experiências e conhecimentos sobre a atuação de Cortes Supremas e sua relação com a Governança, a Democracia, a Participação Social, a Agenda 2030 e as Novas Tecnologias voltadas às atividades jurisdicionais.

Para deixar mais acessível a participação do público externo, a Biblioteca Ministro Victor Nunes Leal, do STF, organizou uma lista de material bibliográfico sobre os temas debatidos no evento para ser disponibilizado aos cidadãos. As pessoas interessadas poderão solicitar os artigos e capítulos de livros indicados que ainda não estejam disponíveis de forma aberta na internet. Para isso, basta selecionar o documento de interesse e requisitar o envio pelo endereço [email protected].

Não será necessária inscrição para acompanhar o evento. O webinar “Cortes Supremas, Governança e Democracia: Contribuições da Sociedade Civil para o Aprimoramento da Governança do Supremo Tribunal Federal” será transmitido pela TV Justiça e pelo canal do STF no Youtube. As palestras em outras línguas terão tradução simultânea.

PR/EH//SGPr

Fonte Oficial: http://www.stf.jus.br/portal/cms/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=453690.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Licença-maternidade para mãe não gestante é destaque no Supremo na Semana – STF

A decisão que reconhece à mãe não gestante em união estável homoafetiva o direito de …