Senado aprova quatro indicações para a diretoria da Anvisa — Senado Notícias

O Plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (20) quatro indicações para a diretoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Entre elas está a confirmação do nome de Antônio Barra Torres para o cargo de diretor-presidente, que ele exerce interinamente desde o início do ano. A matéria teve como relator o senador Romário (Podemos-RJ).

Torres (MSF 51/2020) é contra-almirante da Marinha com especialização na área médica, e integra a diretoria da Anvisa desde 2019. Ele foi aprovado com 34 votos favoráveis e 7 contrários. Para ocupar a sua vaga no corpo de diretores, foi indicada a médica Cristiane Rose Jourdan Gomes (MSF 65/2020), que tem experiência nas áreas de gestão hospitalar e de regulação do setor de saúde suplementar. Ela foi aprovada com 33 votos favoráveis e 8 contrários.

Também foram confirmados, como diretores, o advogado Alex Machado Campos (MSF 56/2020) e a farmacêutica Meiruze Sousa Freitas (MSF 60/2020). Campos é diretor do Departamento de Gestão Interfederativa e Participativa do Ministério da Saúde, e recebeu 37 votos favoráveis e 3 contrários, além de 1 abstenção. Freitas é servidora de carreira da Anvisa e atua como diretora-substituta desde o início do ano. Ela recebeu 37 votos favoráveis e 4 contrários.

Os quatro indicados foram sabatinados pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) na segunda-feira (19). Antônio Barra Torres afirmou que a Anvisa não trabalha com datas para o registro de vacinas contra a covid-19, mas que elas serão liberadas “no menor tempo possível” e sem ”ideologias ou pressões”. Ele também disse ser contrário à produção de maconha no Brasil para a produção de medicamentos, mas favorável à importação de produtos prontos, e defendeu parâmetros claros de segurança no trato de agrotóxicos. Os demais indicados também apresentaram suas credenciais e suas visões para o trabalho na agência.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2020/10/20/senado-aprova-quatro-indicacoes-para-a-diretoria-da-anvisa.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Maioria apoia 14º salário emergencial para aposentados, aponta DataSenado — Senado Notícias

Enquete do Instituto DataSenado mostra que 99% das pessoas consultadas concordam com a criação do …