Campos Neto concorda com alterações no projeto de autonomia do BC, afirma Plínio — Senado Notícias

O senador Plínio Valério (PSDB-AM) afirmou que o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, concorda com alterações apresentadas à proposta que estabelece autonomia ao BC. Plínio e Campos Neto se reuniram nesta quinta-feira (29) no Senado. 

Relatado pelo senador Telmário Mota (Pros-RR), o PLP 19/2019  deve ser votado nesta terça-feira (3) pelo Plenário, segundo informou na semana passada o presidente do Senado, Davi Alcolumbre.

O relator incluiu no texto a perda de status de ministro de Estado do presidente da instituição e a previsão de “fomento ao pleno emprego” entre os objetivos do BC. Segundo Plínio, Campos Neto disse que as mudanças feitas por Telmário não o prejudicam o projeto.

— A visita [de Campos Neto] foi cortesia dele, que teve a bondade de vir e mostrou que essas mudanças realmente não prejudicam a filosofia do projeto. Meu projeto foi contemplado 100% — disse o senador.

De acordo com o senador, a proposta dará segurança jurídica para atrair investidores ao Brasil.

— Quando o investidor souber que na lei consta que a diretoria do Banco Central não vai mais ser exonerada a bel prazer do presidente [da República] que estiver lá, ele vai investir com certeza — afirmou o senador. 

Plínio disse que há um acordo com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, para que, se aprovado, o projeto seja apensado a outra proposta de mesmo teor que está sendo analisada pelos deputados (PLP 112/2019).

Mandato

O projeto de autonomia estipula um mandato de quatro anos — iniciado no terceiro ano de mandato do presidente da República — para o presidente do Banco Central. Atualmente, o cargo é de livre indicação do titular do Palácio do Planalto, o que significa que a cúpula do BC pode ser substituída a qualquer momento.

A cada ano, serão nomeados dois diretores para o BC, totalizando os oito nomes que compõem a direção do banco até o último ano do mandato do presidente da República. 

No modelo proposto, a dispensa dos dirigentes só será possível em casos de condenação judicial ou desempenho insuficiente. Na última hipótese, o Senado, a quem cabe aprovar os nomes, deverá aprovar a destituição.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2020/10/29/campos-neto-concorda-com-alteracoes-no-projeto-de-autonomia-do-bc-afirma-plinio.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Pacheco comenta melhor avaliação do Congresso em duas décadas — Senado Notícias

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), comentou, nesta quarta-feira (27), o levantamento do Instituto …