Nova edição da Pesquisa Pronta aborda porte e posse ilegal de arma de fogo – STJ

​A página da Pesquisa Pronta divulgou nesta semana cinco novos entendimentos do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Preparada pela Secretaria de Jurisprudência do tribunal, a edição aborda temas como porte ou posse ilegal de arma de fogo e a necessidade da presença de enfermeiro em instituição de saúde.

O objetivo do serviço é divulgar os entendimentos jurídicos do STJ por meio da consulta em tempo real sobre determinados temas. A organização é feita de acordo com o ramo do direito ou com grupos predefinidos (assuntos recentes, casos notórios e teses de recursos repetitivos).

Direito processual penal – Exe​​cução penal

Execução penal. Remição ficta. Possibilidade?

No AgRg no HC 576.748, sob relatoria do ministro Joel Ilan Paciornik, a Quinta Turma destacou que, “segundo a jurisprudência desta Corte de Justiça, deve-se considerar o labor ou o estudo efetivamente cumprido pelo sentenciado, sendo certo que a omissão estatal em oportunizar a realização de tais atividades não autoriza a denominada remição ficta ou automática, por ausência de previsão legal”. O relator citou o entendimento do ministro Gurgel de Faria no AgRg no REsp 1.305.450.

Direito civil – Responsa​​bilidade civil

Dano moral coletivo. Pleito de indenização em sede de ação civil pública: possibilidade?

No julgamento do AgInt no REsp 1.862.876, a Segunda Turma lembrou que “o acórdão recorrido encontra-se em perfeita harmonia com recente julgado desta corte, de relatoria do ministro Herman Benjamin (REsp 1.642.723), no qual ficou assentado ser plenamente cabível ação civil pública para obter pronunciamento judicial voltado à imposição de obrigação de não fazer e pagamento de indenização por danos morais coletivos por empresa que persiste com a prática de fazer com que seus veículos circulem com excesso de peso em rodovias federais, mesmo após considerável número de autuações administrativas no Código de Trânsito Brasileiro”.  O recurso é de relatoria do ministro Francisco Falcão.

Direito processual penal – Tribunal d​o júri

Falta do exame de corpo de delito. Decisão de pronúncia: validade?

No julgamento do AgRg no REsp 1.861.493, a Quinta Turma estabeleceu que, “nos termos da jurisprudência sedimentada nesta Corte Superior, ‘a ausência de exame de corpo de delito não inviabiliza a pronúncia do réu, quando presentes outros elementos de prova'”. Neste caso, relatado pelo ministro Jorge Mussi, ele mencionou o entendimento da Quinta Turma no RHC 62.807, relatado pelo ministro Ribeiro Dantas.

Direito administrativo – Atividades​​ profissionais

Ação civil pública. Garantia de presença de enfermeiro em instituição de saúde. Conselho Regional de Enfermagem. Ação civil pública. Legitimidade?

A Primeira Turma destacou que, “segundo a jurisprudência desta corte, o Conselho Regional de Enfermagem, por se tratar de autarquia no exercício do poder de fiscalização profissional, detém legitimidade para ajuizar ação civil pública visando garantir a presença do profissional de enfermagem durante todo o período de funcionamento da unidade de saúde”.

O entendimento foi fixado no julgamento do AgInt no REsp 1.798.174, sob relatoria do ministro Benedito Gonçalves.

Direito penal – Estatuto do desarm​​amento

Posse ou porte ilegal de arma de fogo. Arma desmuniciada. Tipicidade?

Segundo a Sexta Turma, “a posse irregular de arma de fogo de uso permitido, ainda que desmuniciada, configura o crime do artigo 12 da Lei 10.826/2003, delito de perigo abstrato que presume a ocorrência de risco à segurança pública e prescinde de resultado naturalístico à integridade de outrem para ficar caracterizado”.

A decisão foi tomada no AgRg no HC 595.567, relatado pelo ministro Rogerio Schietti Cruz.

Sempre disponí​​​vel

A Pesquisa Pronta está permanentemente disponível no portal do STJ. Para acessá-la, basta clicar em Jurisprudência > Pesquisa Pronta, a partir do menu na barra superior do site.

Fonte Oficial: http://feedproxy.google.com/~r/STJNoticias/~3/Eb5QYGJTYLc/29102020-Nova-edicao-da-Pesquisa-Pronta-aborda-porte-e-posse-ilegal-de-arma-de-fogo.aspx.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Quarta Turma terá sessão extraordinária no dia 10 – STJ

​​​A Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) realizará uma sessão extraordinária no dia …