Transparência Eleitoral Brasil fará Missão de Observação Nacional das Eleições 2020 — Tribunal Superior Eleitoral

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Luís Roberto Barroso, participou, na tarde desta segunda-feira (9), de uma reunião com a equipe da Transparência Eleitoral Brasil sobre a Missão de Observação Nacional das Eleições Municipais de 2020. O objetivo foi alinhar as informações sobre a adequação de todo o processo eleitoral ao contexto da pandemia de Covid-19. A secretária-geral do TSE, Aline Osorio, também participou do encontro, via internet.

O ministro Barroso informou que o Tribunal estabeleceu dois eixos principais para atuar nessas eleições atípicas. O primeiro foi a segurança sanitária dos eleitores, dos candidatos e de quem vai trabalhar no dia do pleito. Para tanto, foi formado um comitê de especialistas em saúde para desenvolver um plano de segurança sanitária com os cuidados para evitar a disseminação da contaminação pelo novo coronavírus.

O segundo eixo diz respeito ao combate à desinformação. Nesse caso, foram firmadas parcerias com as principais mídias sociais, agências de checagem de notícias e empresas de telefonia para que não seja cobrado do pacote de dados do usuário o acesso ao Portal da Justiça Eleitoral. Também foi criada uma página específica no Portal do TSE para dirimir dúvidas sobre o que é fato e o que é boato sobre as eleições.

A Observação Nacional das Eleições deste ano é um projeto-piloto desenvolvido por voluntários da Transparência Eleitoral Brasil. Além dos dados coletados por meio do sistema de Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais, os técnicos da organização também têm capturado informações dos partidos políticos, inclusive as que foram disponibilizadas durante as convenções partidárias.

No primeiro e no segundo turnos, os observadores voluntários da instituição vão acompanhar, além da votação propriamente dita, a abertura, a conclusão e a apuração dos votos em algumas cidades predefinidas.

Um relatório preliminar sobre o dia da eleição será disponibilizado ao TSE e, em abril, o Transparência Eleitoral Brasil deverá entregar o relatório final com as principais observações feitas pelo grupo.

BB/LC, DM

Fonte Oficial: https://www.tse.jus.br/imprensa/noticias-tse/2020/Novembro/transparencia-eleitoral-brasil-fara-missao-de-observacao-nacional-das-eleicoes-2020.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Sabia Eleitor_Voto Impresso

Sabia Eleitor_Voto Impresso Fonte Oficial: https://www.tse.jus.br/videos/sabia-eleitor-voto-impresso. ​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são …