OAB celebra 90 anos em sessão histórica do Conselho Pleno – OAB

O Conselho Pleno da OAB Nacional se reuniu, nesta quarta-feira (18), para celebrar o aniversário de 90 anos da Ordem dos Advogados do Brasil, homenagear figuras históricas da advocacia e entregar a medalha Rui Barbosa ao advogado e conselheiro federal pelo Rio de Janeiro Carlos Roberto Siqueira Castro.

A sessão histórica contou com a participação da diretoria da entidade em Brasília e dos demais conselheiros federais de forma remota, respeitando os protocolos sanitários em decorrência da pandemia da Covid-19. O presidente nacional da OAB, Felipe Santa Cruz, destacou o protagonismo da Ordem nos momentos mais marcantes da história do Brasil, reforçando o papel da entidade como a maior instituição de classe no país.

“A OAB tem estrutura política e institucional para proteger direitos e garantias da sociedade civil. A independência em relação aos órgãos estatais garante à Instituição o papel de voz do cidadão em postura contramajoritária, estabelecendo o diálogo entre as instituições e a sociedade de forma apartidária, porém nunca apolítica. Somos a maior entidade de classe do País. Isso confere muita força e legitimidade à nossa voz, que reverbera os anseios e demandas da advocacia de todas as partes do território nacional”, afirmou Felipe Santa Cruz.

O presidente nacional da entidade falou ainda sobre o papel da advocacia no futuro e na construção de soluções para os problemas do país. “Nosso histórico de lutas revela que, em uma instituição como a nossa, acomodar-se não é uma opção. Estamos cotidianamente sendo desafiados por novas realidades, cujas demandas devemos responder com eficiência. Não enxergar a complexidade da solução dos problemas que assolam nosso País é contribuir para o esvaziamento do nosso papel de advogados e de advogadas”, disse Santa Cruz.

“Em tempos de crise, a Advocacia deve caminhar cada vez mais fortalecida, mais independente e mais aguerrida. Precisamos permanecer sendo a ponte para o diálogo fraterno. Nossa função nessa quadra histórica é ajudar a criar, no mundo do Direito, um ambiente capaz de produzir discussões técnicas que garantam o exercício livre da defesa, a proteção das minorias e a evolução democrática e a proteção do meio ambiente da nossa pátria”, encerrou Felipe Santa Cruz.

Medalha Rui Barbosa

A sessão do Conselho Pleno também homenageou o conselheiro federal Carlos Roberto Siqueira Castro (RJ), que recebeu a medalha Rui Barbosa, a mais alta comenda da advocacia brasileira, no dia do aniversário de 90 anos da Ordem. Pela trajetória profissional na advocacia e como renomado jurista e acadêmico, Siqueira Castro foi saudado por todos os conselheiros e dirigentes de Ordem ao receber a medalha do patrono da advocacia brasileira.

“Jamais imaginei poder ser merecedor da comenda máxima da advocacia brasileira. A maior homenagem que poderia receber e que já recebo diariamente é o convívio com os colegas conselheiros. Assim, por suas generosas mãos, entro no panteão da advocacia brasileira, com muita humildade, com imensa gratidão a todos vocês e com renovada disposição de continuar servindo à Ordem dos Advogados. A todos e a todas, minhas homenagens pelo aprendizado e pela caminhada. Ser advogado é reviver um pouco, cada dia, o legado de Rui”, afirmou Siqueira Castro.

O vice-presidente da OAB Nacional, Luiz Viana, fez o discurso de homenagem ao mais novo medalha Rui Barbosa da entidade, exaltando o exemplo do professor Siqueira Castro para as novas gerações de advogados e advogadas. “Siqueira Castro professa a fé dos homens de bem, e da sagrada tribuna da defesa faz de sua vida exemplo de como proceder no arrimo de nossos valores mais caro: o Estado Democrático de Direito, os direitos humanos e a justiça social, razão da existência institucional da OAB. A vida dele confunde-se com a advocacia, a cátedra e os cuidados com todos que o cercam. Hoje, Rui Barbosa riu o riso da satisfação, de ver a medalha no peito do professor Siqueira Castro”, homenageou Luiz Viana.

Bustos de Rui Barbosa e Luiz Gama

A diretoria da OAB Nacional promoveu ainda a inauguração dos bustos de Rui Barbosa e Luiz Gama, que ficarão permanentemente no plenário do Conselho Federal. O secretário-geral da OAB Nacional, José Roberto Simonetti, lembrou que a entidade tem sido a principal porta-voz dos cidadãos brasileiros. “O aniversário da OAB é sempre um fato de suma relevância, não só para nós advogados, mas para a sociedade brasileira. A Ordem é a defensora dos direitos e garantias individuais, se levanta contra os abusos e excessos do Estado contra os cidadãos e por isso nomes como Rui Barbosa e Luiz Gama são tão importantes. Nesses 90 anos, a grande missão da OAB é continuar zelando pelo Estado Democrático de Direito”, afirmou.

O secretário-geral adjunto da OAB Nacional, Ary Raghiant, fez questão de lembrar uma frase de Rui Barbosa para celebrar o momento e ressaltar a missão e o compromisso da Ordem para o futuro. “Quase um século de vida da nossa entidade e nada melhor do que me dirigir a todos os conselheiros e conselheiras com uma frase de nosso patrono. Rui Barbosa dizia que ‘maior que a tristeza de não ter vencido é a vergonha de não ter lutado’. Nós lutamos no dia a dia, as nossas batalhas pessoais e institucionais, para entregar à advocacia brasileira e aos cidadãos um país melhor. Viva a advocacia, viva o nosso país”, afirmou.

Medalha Comemorativa dos 90 anos da OAB

O diretor-tesoureiro da OAB Nacional, José Augusto Araújo de Noronha, foi o responsável ainda pela entrega da Medalha Comemorativa dos 90 anos da OAB. A honraria foi entregue às conselheiras federais Ana Beatriz Presgrave (RN) e Fernanda Marinela (AL), representando todos os demais conselheiros, membros da OAB, presidentes das seccionais, presidentes de Caixa e diretores de ESAs.

“Participo da OAB desde o meu primeiro mês de inscrição. Nesse período todo vi uma entidade independente, apartidária, que defende seus ideais, que defende a advocacia, que defende a pluralidade de pensamentos, que defende as minorias, as nossas prerrogativas e que existe para defender os direitos humanos e a sociedade. Vivemos tempos muito difíceis, mas quero enaltecer essa entidade que é a mais importante da sociedade civil brasileira”, disse José Augusto Araújo de Noronha.

Fonte Oficial: http://www.oab.org.br/noticia/58550/oab-celebra-90-anos-em-sessao-historica-do-conselho-pleno.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

OAB promoverá talk show sobre gestão de pequenos escritórios – OAB

A OAB Nacional, por meio da Comissão Especial de Gestão, Empreendedorismo e Inovação (CEGEI), realizará …