Presidente do STJ homenageia 90 anos de criação da OAB – STJ

Na abertura dos trabalhos da Corte Especial, nesta quarta-feira (18), o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), rendeu homenagens à Ordem dos Advogados do Brasil, que completa 90 anos de criação. O ministro Humberto Martins destacou a importância da atuação judicial da entidade, conforme expressou, é essencial à boa administração da Justiça, como manda a Constituição Federal.

Ministro Humberto Corte Especial -90 Anos OAB.jpeg

“A Ordem atua não só na defesa da advocacia, mas atua na defesa e vigilância do Estado Democrático de Direito”, ressaltou o ministro. “Cada um dentro da sua área de competência: a OAB, através do seu trabalho advocatício; o Ministério Público, na fiscalização da boa aplicação da lei; e o Judiciário, interpretando a lei e a Constituição e julgando com eficiência e com amor a causa maior, que é dar a cada um o que é seu”, explicou o presidente do STJ.

Em 31 anos de funcionamento, o STJ tem registradas, atualmente em seu sistema, 747.699 inscrições da OAB, o que demonstra a dimensão do trabalho dos advogados no Tribunal da Cidadania.

Para o presidente do STJ, o advogado e a magistratura caminham, portanto, juntos para promover a Justiça. O ministro Humberto entende que o direito tem que ser sempre um instrumento de pacificação social. Nesse contexto, é fundamental o papel da advocacia para a entrega da prestação jurisdicional, que nada mais é do que fazer chegar às pessoas o “verdadeiro sentimento de justiça”.

O presidente completou: “De mãos dadas, magistratura, Ministério Público e advocacia. Unidos para a boa administração da justiça, em prol da cidadania.”

Humberto Martins foi presidente da Seccional da OAB em Alagoas entre 1998 e 2002, antes de ingressar na magistratura. À época, fez da experiência uma oportunidade para abrir as portas da entidade para a sociedade civil organizada e atender cidadãos com transparência, aproximando a advocacia dos cidadãos.

Leia também:

OAB 90 anos: a atuação judicial da Ordem dos Advogados do Brasil na perspectiva do STJ

Fonte Oficial: http://feedproxy.google.com/~r/STJNoticias/~3/Bt2IoTuOgwk/18112020-Presidente-do-STJ-homenageia-90-anos-de-criacao-da-OAB.aspx.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Desconsideração da personalidade jurídica não atinge herdeiro de sócio minoritário que não participou de fraude – STJ

​Para a Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), o herdeiro do sócio minoritário …